Tradicional no Carnaval do MA, Fofão ganha exposição em São Luís

O tradicional personagem do Carnaval maranhense “Fofão” é destaque em uma exposição que mostra a história do Carnaval do Maranhão. Aberta ao público no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, em São Luís, a exposição apresenta o significado desse personagem tão importante para o nosso carnaval de rua.

Figura comum pelas ruas, durante a folia, ele tem características bem próprias, como um macacão de chitão colorido e guizos nas pontas, e máscara de aparência bem particular. Em uma das mãos, o artifício pra agradar e até pedir um trocado. Na outra, a proteção contra cachorros.

Na Casa de Cultural Popular Domingos Vieira Filho, a exposição “Ula Lá 2015 – Encanto e Espanto do Fofão” mostra todo o significado desse personagem tão popular no carnaval do Estado.

“A gente quer não só resgatar essa cultura, trazer para que as pessoas lembrem e relembrem. É o momento de enaltecer a nossa cultura, porque ela não é só uma cultura do Centro Histórico de São Luís, ela é uma cultura de todo o Maranhão”, diz a Diretora do Centro de Cultura Popular, Ana Cláudia Moraes.

A exposição está aberta à visitação de terça-feira à domingo, das 9h às 18h, no Centro Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.