TMPM comemora 33 anos de operação

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira completa 33 anos de operação este mês. Considerado o maior porto privado em movimentação de carga do país, Ponta da Madeira já movimentou ao longo deste tempo mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro. Operado pela Vale, o terminal conta hoje com três píeres e cinco berços de atracação. Nele, atracam os maiores navios do mundo, com capacidade para carregar até 400 mil toneladas.

O píer IV, por exemplo, tem uma das maiores profundidades entre os portos, com 24 metros (fora a variação da maré). Por sofrer grande incidência das correntes de marés, o píer conta com cabos de terra que auxiliam na amarração dos navios nos berços. O sistema permite às gigantescas embarcações operarem sem restrição.

 

 

Marcos do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira:

 

Janeiro de 1986 – Conclusão do primeiro carregamento no dia 6 de janeiro. O navio de bandeira brasileira Docepolo foi carregado com 127 mil toneladas de minério de ferro. Neste ano foram embarcadas 11 milhões de toneladas pelo terminal.

Janeiro 1987– Primeira atracação do navio Berge Stahl em Ponta da Madeira, na época o maior mineraleiro do mundo.

Março de 1994 – Inauguração do Píer II, com o carregamento do navio de bandeira de Comoros, Anangel Splendour.

Junho de 2004 – Primeiro carregamento realizado no Píer III, foi feito no navio Panamenho Hua Shan Hai, com destino à França.

2007 – Ponta da Madeira alcança o marco de 1 bilhão de toneladas movimentadas desde o início de sua operação.

Maio de 2011– O navio Vale Brasil é o primeiro Valemax a atracar em Ponta da Madeira.  Foram carregadas 391 mil toneladas de minério com destino à China.

Agosto de 2013 – São realizados os primeiros carregamentos no Píer IV.  O navio Shagang Giant foi o primeiro a ser carregado completamente, levando 284 mil toneladas, com destino à China. No mesmo mês, o navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer, sendo carregado com 396 mil toneladas.

Dezembro de 2014 – O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira se torna o maior porto privado do Brasil em volume de carga movimentada, fechando o ano com 112 milhões de toneladas embarcadas.

Hoje – Com o fim das obras de expansão, o Terminal de Ponta da Madeira atinge a capacidade de embarque de 230 milhões de toneladas de minério.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.