Termina prazo oficial para vacinação do rebanho contra a aftosa no MA

Termina nesta quarta-feira (10) o prazo oficial de vacinação CONTRA a febre aftosa em todo o Maranhão. A campanha, que está em sua segunda etapa, já havia sido prorrogada por mais 10 dias, com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e está em vigor desde o dia 01 de novembro.

A partir desta quinta-feira (11) começa a correr o prazo final de comprovação da imunização do rebanho, permitido até o dia 19 de dezembro. Nesta etapa devem ser vacinadas mais de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em todo o Maranhão. A fiscalização da imunização é de responsabilidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA). “Mesmo estando em área livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, é importante que os criadores continuem a vacinar a totalidade do seu rebanho de bovinos e bubalinos, dentro do prazo de campanha”, alertou o responsável pelo PROGRAMA de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Maranhão, Adriano Moura.

O criador que não vacinar seus animais não poderá solicitar a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela AGED para que o rebanho possa CIRCULARcom seus animais fora da propriedade. E os que deixarem para comprar a vacina a partir do dia 11 de dezembro, só poderão comprá-la mediante autorização da AGED, pois as casas de revenda não poderão mais vender. Ao solicitarem a autorização para a compra de vacina nos escritórios da AGED, os criadores que ainda não vacinaram, pagarão multa, por estarem fora do prazo oficial de compra.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.