Telescópio Webb traz novas tecnologias para o nosso cotidiano, diz astrofísico

As primeiras imagens divulgadas pela Nasa capturadas pelo telescópio espacial James Webb tornaram esta semana “memorável para a astronomia mundial”, na avaliação do astrofísico da Universidade Federal de Santa Maria, Rogermar André Riffel.

Em entrevista à CNN Rádio, no entanto, ele explicou que as descobertas científicas extrapolam o espaço e são traduzidas em novas tecnologias que serão incorporadas no nosso cotidiano.

“Construir um telescópio requer desenvolvimento de tecnologia nova, há esse desenvolvimento que fica disponível para a população em geral, muitas dessas são aplicadas imediatamente no nosso dia a dia, outras com o passar do tempo.”

Um bom exemplo, segundo o astrofísico, são as câmeras de celular. “As melhores câmeras estão em telescópios e essa tecnologia é reproduzida nos aparelhos celulares. Hoje todo mundo tira suas selfies por aí.”

“Outro exemplo direto do Webb é que a mesma técnica utilizada para alinhar o espelho do telescópio no espaço já está sendo utilizada em cirurgia nos olhos.”

Ele destaca que são aplicações que não imaginamos em um primeiro momento, mas que o “desenvolvimento científico sempre vem com desenvolvimento tecnológico, não só com avanços na ciência, mas para coisas próximas do nosso cotidiano.”

Fonte: CNN BRASIL

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.