Sistemas de modernização administrativa e gestão acadêmica são apresentados na Uema

Dois sistemas de informatização para modernizar a área administrativa e de gestão acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram apresentados, nesta quinta-feira (29), aos gestores da instituição. As ferramentas irão sanar as dificuldades de registro e monitoramento no acesso de dados acadêmicos.

O Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) são softwares utilizados em instituições de ensino, que visam dinamizar o acesso à informação dos professores, alunos e servidores. Para o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, essa é uma das prioridades da atual gestão para facilitar o acesso às informações.

“Um dos pontos que nós assumimos com a comunidade acadêmica como prioridade foi o processo de modernização da Uema, da utilização das melhores tecnologias para facilitação do nosso trabalho. O que nós temos hoje aqui é algo maior do que isso, que tem variáveis que nos ajudarão muito. É uma providência necessária e acertada”, destacou.

A reunião foi acompanhada por Tiago Medina, um dos gestores da empresa Sig Software Consultoria em Tecnologia da Informação (e-Sig), com sede no Rio Grande do Norte. “Os sistemas são preparados para atender todas as necessidades das instituições de ensino. Foram desenvolvidos para que todas as solicitações sejam realizadas com sucesso através dele”, disse.

Ele ressaltou que as peculiaridades de cada universidade são levadas em conta na implantação dos sistemas acadêmicos. “Com a aquisição desses sistemas, economizamos tempo e dinamizamos o trabalho. Os processos que demoravam até três dias para serem resolvidos, com a informatização, durarão alguns segundos apenas”, afirmou.

Sistemas

 O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é especializado na área acadêmica através de seus módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato-sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações no ensino), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual, dentre outros.

Já o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é um sistema administrativo de governo eletrônico que informatiza a área orçamentária da instituição e as consequentes requisições que demandam este orçamento (material, passagens, diárias, suprimento de fundos, auxílio financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, dentre outras).

A ferramenta possui funcionalidades para gestão de almoxarifados, controle patrimonial, compras e licitações, controle de atas e pedidos em atas de registros de preços, acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação de despesas), controle de obras e manutenções de bens imóveis, aquisição de materiais informacionais, faturas de água e energia elétrica, controle dos contratos e convênios, fluxo de processos e documentos eletrônicos, registro e pagamento de bolsistas, acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis.

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