Setur oferece cursos de qualificação para empreendimentos da área litorânea de São Luís

Informações turísticas e qualidade no atendimento para bares e restaurantes são os cursos oferecidos no período de 24 a 27 de setembro, para donos e colaboradores dos bares, restaurantes e o setor hoteleiro, da Avenida Litorânea. O objetivo foi preparar os prestadores de serviços para atender as demandas turísticas.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, oportuniza a atualização e qualificação no atendimento ao público, por meio de palestras, cursos e oficinas para a cadeia produtiva do turismo. Os cursos tem duração de 8 horas cada e faz a entrega de certificados de conclusão. 

Os cursos estão acontecendo no Condomínio Fecomércio, na Av. dos Holandeses, em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama).

Para o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, as ações de qualificação dão o suporte necessário para estruturar o turismo no Estado. “As qualificações ajudam a potencializar o grau de satisfação dos clientes que frequentam os empreendimentos da Avenida Litorânea. O Maranhão está na moda e precisamos qualificar para melhor receber, pois queremos que os turistas levem a imagem de uma cidade que, além dos seus encantos, sabe receber bem seus visitantes”, afirma Catulé Junior.

A recepcionista do hotel Abbeville, Raiana Torres, fala sobre a importância da reciclagem profissional. “Eu trabalho no setor hoteleiro e somos requisitados frequentemente por nossos visitantes. No curso aprendemos muitas informações, como: atrativos turísticos da cidade, a história das ruas, do nosso Centro, do Mercado das Tulhas, entre outros. São informações que fazem toda a diferença para o turista”, ressalta Raiana Torres.

“Aprender a receber bem os visitantes é fundamental para quem trabalha com atendimento, tanto o garçom como o dono do bar. Eu sempre procuro fazer cursos que venham aprimorar meus conhecimentos, buscando atender melhor os turistas que frequentam meu bar. Eu recomendo a todos os meus colaboradores e às pessoas que trabalham com o público no atendimento, pois trabalhamos na praia, que é um cartão postal da nossa cidade. Esse curso nos ajudará na hora de receber tanto os turistas como os moradores de São Luís” explicou proprietário do bar e restaurante na litorânea, Felipe Conceição Diniz.

O gerente do restaurante Adventure, localizado na Avenida Litorânea, Alex Brendo Coelho Silva, fala sobre a expectativa do atendimento após os cursos. “A expectativa é muito grande, inclusive para o nosso setor, pois precisamos muito de informações turísticas. Alguns de nós não conhecíamos os acervos que a capital e os municípios adjacentes possuem. O conteúdo que os técnicos da Setur passaram tem valor histórico e cultural. Com esses cursos oferecidos pelo governo, acredito que com mais qualificação podemos gerar mais renda na região”, destaca Alex Brendo Silva.

Mais Qualificação e Turismo

Os cursos oferecidos pelo programa Mais Qualificação e Turismo promovem a capacitação da cadeia produtiva do turismo, considerando a diversidade de cenários e demandas relacionadas aos Polos Turísticos do Maranhão, tendo em vista a estruturação e consolidação de produtos e serviços turísticos sustentáveis e de qualidade.

“Desde semana passada fizemos a sensibilização e mobilização in loco para realizar as inscrições entre empreendedores e colaboradores dos segmentos de restaurantes e meios de hospedagem. Estamos levando de forma estratégica para o polo São Luís, cursos de qualificação para regiões especificas, dentre estas, a Litorânea e entorno, buscando munir e atualizar os profissionais com informações sobre os aspectos históricos, culturais e naturais, além de informações sobre acesso e serviços”, garante o superintendente de Qualificação da Setur, Fernando Campelo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.