Redes Sociais

SES promove ampla programação sobre segurança do paciente no Hospital Dr. Genésio Rêgo

– Dia Mundial de Segurança do Paciente (Foto: Ricardo Zacheu)

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, na sexta-feira (15), uma ampla programação no Hospital Dr. Genésio Rêgo, em São Luís.

Segundo a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos, é importante que o paciente tenha voz e saiba dos cuidados que precisa ter, porque ele próprio faz parte do seu processo de cura e autocuidado. “Para este ano aqui na unidade, fizemos dinâmicas em formato de gameficação, voltadas aos colaboradores, pois as normas de segurança do paciente mudam a cada ano e sempre precisamos capacitar os profissionais, tanto para que eles executem seus trabalhos de maneira correta, quanto para que repassem as informações aos pacientes”, ressaltou.

O tema deste ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a data é ‘Engajar pacientes para Segurança do Paciente’, reforçando o papel fundamental que pacientes, familiares e cuidadores têm na segurança dos cuidados de saúde. No Hospital Dr. Genésio Rêgo, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade realizou uma blitz educativa, levando informações e conscientizando pacientes e acompanhantes da unidade para que participem ativamente do próprio cuidado. 

A doméstica Flávia Rodrigues, de 35 anos, está internada com insuficiência renal e afirma que recebeu informações valiosas de profissionais do NSP em relação à segurança do paciente. “Achei bem interessante essa ação, pois nos informaram de coisas que nos dizem respeito e nem sabemos, além de nos lembrarem que ações simples, como lavar as mãos antes de tomar um remédio, por exemplo, são fundamentais para ajudar na nossa recuperação”, afirmou. 

Ainda como parte da programação, colaboradores da unidade participaram de dinâmicas com jogos educativos, como jogo da memória, de tabuleiro, pescaria, roleta do milhão e fato ou fake. Tudo para fortalecer os conhecimentos dos funcionários.    

A enfermeira Shirley Furtado aprovou a iniciativa. “Foi uma forma bem inteligente e divertida de fazer com que os funcionários entendam a importância da segurança do paciente de uma forma bem diferente. Nos estimula a estudar e, acima de tudo, colocar em prática todas as normas”, destacou. 

O Hospital Dr. Genésio Rêgo integra a rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *