SES debate ações para fortalecimento da Visa Estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Visa) e da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realiza, nesta sexta-feira (6), no Auditório Edilson Baldez, do Hotel Abbeville, no São Francisco, o Seminário de Planejamento das Ações de Vigilância Sanitária Estadual para o ano de 2015.

O Seminário que reúne 90 técnicos e gestores tem finalidade de planejar ações para o fortalecimento e consolidação do sistema estadual de vigilância sanitária em todo o Maranhão. Será debatido com base nos quatro pilares: educação, fortalecimento da gestão institucional, descentralização das ações e gestão do risco sanitário.

“É determinação do governador Flávio Dino que se estabeleça uma nova era na saúde pública do Estado, onde a população tenha pleno acesso aos serviços e atendimento de saúde com qualidade. Para tanto, é necessário planejar ações com base no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como diretrizes principais a descentralização, a integralidade do atendimento com prioridade à prevenção, e a participação da comunidade”, ressaltou o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual, Marcelo Rosa.

O superintendente destacou, ainda, o caráter preventivo da Visa. “A atividade de vigilância sanitária, portanto, não somente faz parte das competências do SUS como tem caráter prioritário, por sua natureza essencialmente preventiva”, disse.

A Suvisa do Maranhão é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.