Seminário discute alternativas para a preservação dos rios Maranhenses

O evento vai reunir profissionais que são referência na área de sustentabilidade ambiental, eles irão debater medidas alternativas para a preservação dos rios

SÃO LUÍS – Será realizado, nesta sexta-­feira (24), o Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes, tendo como principal foco, discutir temas como os recursos hídricos e as bacias do Maranhão. O evento será realizado das 8h às 18h30, no auditório Alberto Abdalla, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.

O Seminário é patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente, com realização do Instituto Cidade Solidária e do gabinete do senador Roberto Rocha (PSB) e corealização, também, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do MEA­ Movimento Ensinando e Aprendendo.

O evento vai reunir profissionais que são referência na área de sustentabilidade ambiental, eles irão debater medidas alternativas para a preservação dos rios.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, lembra de ações realizadas tanto no ministério, como quando deputado federal, que priorizam a revitalização das bacias maranhenses. O ministro esclarece que as bacias cujos rios nascem no Maranhão e desaguam no mar, são de responsabilidade do Governo do Estado, e não da União.

Campanha da Fraternidade:

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda um tema que trata da preservação dos biomas brasileiros e a defesa da vida. Com isso, o ministro Sarney Filho, considera importante a igreja neste momento, pois ela tem um grande papel forte na sociedade. “É importante que a gente faça uma ação conjunta. Tenho certeza que vamos começar a mudar isso. Nós temos que ter total atenção a esse respeito, pois os rios são as veias que fazem com que a sociedade, o estado possa sobreviver. Se a gente não tiver água de qualidade nem pra beber, imagina como vai ser para plantar, pescar”, afirma Sarney Filho.

Outras campanhas de preservação

Durante a entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, o ministro revelou, em primeira mão, sobre a campanha que será lançada pelo Ministério do Meio Ambiente, para salvar os rios e bacias hidrográficas brasileiros. A intenção é Distribuir a todas as populações ribeirinhas mudas para que eles possam plantar na beira dos rios e nas nascentes, com isso, favorecer a recarga de água nos cursos hídricos dos rios do país.

Inscrições

As inscrições para o Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes, pode ser feita no site inscricoes@cidadesolidaria.org ou pelo número (98) 98877­4813. É necessário levar, no dia do evento, 01 kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.