SEMA participa de seminário sobre catadores de materiais recicláveis

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, na terça-feira (26), do Seminário Estadual de Fortalecimento de Catadores de Materiais Recicláveis. O evento, que faz parte de ações do Projeto Pró-Catador, da Secretária de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), está aproximando os catadores das políticas de Economia Solidária visando à inclusão socioeconômica da categoria por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Poder mostrar o quanto os catadores de materiais recicláveis, que são nossos verdadeiros agentes ambientais, são importantes e devem ser inseridos na gestão ambientalmente adequada dos resíduos, é o que me deixa mais fascinada por este mundo”, disse a superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Rayra Soares.
A equipe de Gestão de Resíduos ministrou palestra sobre a Política Nacional de Resíduos (Lei Federal Nº 12.305/2010), que prioriza a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Desta forma, o Governo do Maranhão estimula a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promove a inserção social e cidadã dos catadores. A meta é a superação de situações de pobreza extrema e da degradação ambiental.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.