
O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Raimundo Cutrim, acompanhado da vice-prefeita de Itapecuru-Mirim, Maria Lúcia Leitão Cavalcante, deu posse, na manhã desta sexta-feira (24), a 20 representantes da sociedade civil organizada como os novos conselheiros de segurança pública daquele município.
A solenidade foi realizada no Itapecuru Social Clube, localizado no centro da cidade, e contou com as presenças do coronel William Romão, secretário adjunto de Modernização Institucional da SSP; do delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; do assessor de Integração Institucional, tenente-coronel Odair dos Santos, e Mesaque Reis da Conceição, representante dos conselheiros.
Participaram ainda do evento, o comandante da 8ª Companhia Independente da PM, capitão Rubert Lago Diniz e do delegado regional, Jarlingson Alan Freire, de Itapecuru-Mirim, além de vereadores, autoridades municipais, estaduais, empresários e a comunidade em geral.
O secretário Raimundo Cutrim disse que a instalação efetiva do Núcleo de Conselho em Itapecuru-Mirim significa mais um avanço no novo momento da Segurança Pública. Todo o Sistema tem se empenhado para a confiabilidade na polícia e oferecer segurança aos cidadãos, mas que é necessária a colaboração da população, principalmente na prevenção de novos crimes.
“Estamos trabalhando para dar mais segurança ao cidadão maranhense. A política de policiamento comunitário, implantada por nós há pelo menos sete anos é o caminho para que possamos ter um estado menos violento e mais tranquilo para se viver”, destacou o secretário. Ele afirmou ainda que os conselheiros são o elo da sociedade civil e a Secretaria de Segurança para trabalharem em conjunto no intuito de reduzir os índices de criminalidade no Estado.
Conselhos
Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Modernização Institucional, agradeceu e destacou o papel dos representantes da população que agora formam o conselho comunitário de segurança “A instalação dos conselhos é de extrema importância na decisão das prioridades das ações, pois os conselheiros podem atuar como suporte no diagnóstico dos problemas relacionados à segurança de sua região juntamente com os órgãos competentes, para discutir e planejar medidas preventivas em busca de uma sociedade mais justa e democrática”.
O assessor Odair dos Santos acrescentou que “é importante ter essa comunicação entre os órgãos e uma aproximação com a sociedade. O Sistema de Segurança está restabelecendo um compromisso de cooperação entre os cidadãos e as polícias. Essas ações fortalecem as estruturas de segurança pública do Estado, uma vez que a parceria busca soluções pró-ativas na área de segurança, respeitando cada região e suas particularidades”, disse.
A vice-prefeita de Itapecuru-Mirim falou da importância da implantação do conselho de segurança no município. “Itapecuru está em festa, pois acredito que quando o cidadão está representando seu bairro ou sua rua na tomada de decisões é porque a democracia está presente e isso nos deixa muito feliz”.
Após a posse, Cutrim juntamente com todas as autoridades e a população inauguraram o novo alojamento da 8ª Companhia Independente da PM, com as instalações adequadas e totalmente climatizadas, que servirá para abrigar os efetivos das polícias.
Funcionamento
Em São Luís, a Segurança Pública conta com 670 conselheiros nomeados, distribuídos em 23 núcleos existentes nas circunscrições dos Centros Integrados de Defesa Social (Cids) nas áreas Norte, Sul, Leste e Oeste. No interior do Estado já são 17 núcleos implantados, e a meta da SSP é estender para todos os outros municípios do Maranhão.
Para formalizar o funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança, a secretaria Adjunta de Modernização Institucional adiantou que já está em andamento à publicação do Decreto Governamental de criação e posterior regulamentação dessas entidades, o que possibilitará a busca de protocolos de parceria para impulsionar a implementação de medidas e soluções em atendimento às demandas da sociedade.