São João do Sóter é a primeira cidade do plano Mais IDH a receber unidade do Escola Digna

O Governo do Estado entregou, no último dia 15, a primeira unidade do programa Escola Digna em São João do Sóter. O município é o primeiro integrante do Plano Mais IDH a ter uma escola de taipa substituída por uma de alvenaria. A Escola Municipal São João Batista, localizada no povoado Jenipapeiro, será voltada para a educação infantil, fundamental e de jovens e adultos e está pronta para receber até 50 estudantes por turma.

A estrutura da escola conta com banheiros adaptados, cozinha, despensa, pátio, jardim, secretaria e duas salas completamente equipadas. As aulas na escola São João Batista iniciaram no dia seguinte à inauguração. O programa Escola Digna é um dos programas educacionais capitaneados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que fazem parte do Plano Mais IDH.

A secretária-adjunta de Promoção do IDH, Loroana Santana, esteve na inauguração da escola em São João do Sóter e comunicou à comunidade que outras duas escolas serão entregues ao município, nos povoados de Travessia e Taboca. “É com enorme prazer e satisfação que me faço presente no município representando a Sedihpop, que coordena o Plano Mais IDH, e anuncio que São João do Sóter recebe pelo menos quinze das ações previstas no Plano. É o governo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico”, celebrou a secretária-adjunta.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Educação, Felipe Camarão, informou que a cidade também receberá as ações do Avança, programa do Governo do Estado  que visa a melhora do fluxo escolar do Ensino Fundamental e vai selecionar professores na cidade para oferecer serviços de reforço escolar aos estudantes que tenham dois ou mais anos de atraso escolar.. Os profissionais receberão bolsas de até R$ 800,00, o que movimenta a economia local.

“O governador Flávio Dino acredita que nós temos que governar para todos. Aqueles que não eram observados no passado, que eram invisíveis, agora veem que temos um governador que trabalha, principalmente, para aqueles que mais precisam. Só quem ganha com isso é a população, quando um governo supera todas as diferenças e trabalham com o propósito de melhorar a vida das pessoas. O governador cobra diariamente que a gente melhore e transforme a vida de todos”, declarou Camarão.

Mudando realidades

Antes e depois da escola São João Batista. (Foto: Divulgação)

A Escola Municipal São João Batista, localizada no povoado Jenipapeiro, será voltada para a educação infantil, fundamental e de jovens e adultos e está pronta para receber até 50 estudantes por turma. (Foto: Divulgação)

O Plano Mais IDH, que tem transformado e levado esperança à vida de milhares de pessoas pelo Estado, visa reduzir a extrema pobreza, promover justiça social e cidadania. É o caso da professora Maria das Graças que, emocionada, agradeceu em nome dos professores da Escola São João Batista. “É uma conquista que há muitos e muitos anos a gente vem lutando. Agradeço em nome de toda a população, pais e alunos, a escola é uma maravilha. Com uma escola bela dessa a gente pode ter certeza que vai contribuir com a educação dos nossos filhos. Com a escola que a gente tinha antes não tinha condição. Agora não, pode ter certeza que o que nos professores pudermos fazer pra contribuir com a educação dos vossos filhos nós vamos fazer”, garantiu.

Mãe do estudante Leomar Nascimento, Jesuslene Nascimento falou da alegria de ver a transformação acontecendo no Povoado Jenipapeiro. “Pra mim, Ave Maria! É uma mil maravilhareceber uma escola limpa, ampla, bonita, com jardim, muita sala, banheiros. Agradeço os trabalhadores que fizeram. A gente nunca esperava uma coisa dessa. Tô muito feliz! ”, relatou.

A professora Maria Rita disse que a nova escola é a realização de um sonho coletivo. “Pra mim, pra comunidade e os alunos, é a realização de um sonho, sonho que já vem se estendendo há muito tempo, que a gente vem lutando e, hoje, é uma conquista. A gente receber uma escola dessa maravilhosa do governo é uma conquista. O governo olhar e ver as nossas necessidades e suprir, porque quanto mais você tem uma escola com um padrão pra receber bem o seu alunado, você tem condições de proporcionar pra eles uma educação e de mais qualidade”, finalizou.

Governo inaugura Escola Municipal São João Batista, localizada no povoado Jenipapeira, em São João do Soter. (Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc)

A estrutura da escola conta com banheiros adaptados, cozinha, despensa, pátio, jardim, secretaria e duas salas completamente equipadas. (Foto: Lauro Vasconcelos)

Programas do Mais IDH em São João Sóter

São João do Sóter é um dos 30 munícipios que compõe o Mais IDH e recebe quinze programas, dos 23 que são executados pelo plano, que passam pela área de educação, saneamento, assistência social, saúde, infraestrutura e agricultura familiar.

Para a secretária-adjunta de Promoção de IDH, Loroana Santana, a execução do Plano Mais IDH confirma o compromisso do Governador Flávio Dino em torna o Maranhão em lugar de todos. “Estamos nadando contra a correnteza. O Governo do Estado está fazendo, no Maranhão, o movimento contrário de todos outros estados. Está investindo em políticas públicas, transformando realidades e chegando a quem mais precisa”, disse a adjunta.

Programas desenvolvidos em São João do Sóter:

Escola Digna; Fesma: Força Estadual de Saúde; Minha Casa, Meu Maranhão; Abastecimento de Água Tratada com Rede Plena de Distribuição; Cozinhas Comunitárias; Saneamento Básico Rural; Bolsa Escola – Mais Bolsa Família; Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais – Sistecs; Feiras da Agricultura Familiar; Leitura No Campo; Busca Ativa; Capacitação em Gestão Urbana; Mutirão Mais IDH e Comitês Municipais Mais IDH.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.