São João do Maranhão terá vasta programação na Grande Ilha

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou a programação completa dos arraiais oficiais da capital. São 60 dias de festa e mais de 500 atrações entre grupos de bumba meu boi, grupos de dança junina, shows musicais, espetáculos teatrais, espalhados em espaços juninos nos quatro cantos da cidade.

Estão com programação, desde o início do mês de junho, os arraiais da praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira. No dia 16 (quinta-feira), começam as programações dos arraiais Parque da Juçara, Viva Cidade Operária, Viva Liberdade, Cohatrac, Vila Embratel e Viva Maiobão.

Veja a programação

No Parque da Juçara (na zona rural), a programação começa às 18h, com: Tambor de Crioula Dominador da Ilha, Dança Portuguesa Nilon do Amanhecer, Ritmos Maranhenses no São João do Piaçaba 2022, show de Roberto Ricci, Cacuriá do Jhon e Boi de Maracanã (matraca).

Na Cidade Operária, a programação começa às 19h, com: Tambor de Crioula do Laborarte Rosário de São Benedito, Quadrilha Princesa do Sertão, Boi Tremor da Campina (matraca), show de Suh Santos e banda, Boi da Lua (orquestra).

A programação da Liberdade começa às 19h, com: Forró não Gela, Quadrilha Junina Mexe-Mexe, show Boscotô Junino, Boi Brilho da Lua (orquestra), Boi Pirilampo (alternativo). 

No Maiobão, a abertura é com o Cacuriá da Fé em Deus, às 19h. Em seguida, tem Boi Jaguarema (matraca), show Marcia Ilha e banda, Boizinho Estrelinha da Cohab (orquestra) e Boi do Maiobão (matraca).

O Cohatrac começa a programação com Boi da Maioba, às 19h. Em seguida, tem: Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Boi Brilho de Santo Antônio, show de Andson Mendonça.

No arraial da Vila Embratel, a programação começa às 20h com o Forró do Meu Jeito. Em seguida, tem: Dança Portuguesa Talentos e Encantos de Portugal, Pela Porco do Riacho Seco e encerrando com o show Boscotô Junino.

Ipem, Nauro, Vila Palmeira e Anjo da Guarda continuam programação

Na programação do Ipem, do dia 16, estão: Tambor de Crioula Mestre Leonardo da Liberdade, Quadrilha Império do Sertão, Cia Encantar, Erasmo Dibell, Boi União da Baixada.  

A Praça Nauro Machado abre às 18h com Tambor de Crioula Pai Velho, Boi D’Itapary, Boi da Lua (orquestra), Boi Juventude de Miranda do Norte (orquestra), Boi de Morros (orquestra), Cacuriá de Dona Teté. 

Na Vila Palmeira, o Tambor de Crioula Arte Nossa se apresenta às 19h. Em seguida: Boi Brilho da Terra (orquestra), Dança Country Festa de Rodeios, Boi Encanto do São Cristóvão (orquestra), Boi do Bairro de Fátima (matraca).

No Anjo da Guarda, a programação começa às 19h com Tambor de Crioula Princesa de São Luís, em seguida se apresentam: Dança Portuguesa Prestigio Lusitano, Cacuriá Vila Goreth, Boi de São Simão (orquestra) e show musical com PP Junior.

Entretenimento para todos os gostos

Os arraiais do São João do Maranhão têm uma variedade de programação para agradar a todos os públicos. Espetáculo Pão com Ovo, com Clarisse (César Boaes) e Dijé (Adeilson Santos), aprontando todas no São João, vai levar alegria ao público, assim como os shows juninos de artistas como: Betto Pereira, César Nascimento, PP Junior, Tereza Canto, Emanuel Jesus, entre outros. 

Todas as noites o público poderá conferir a beleza dos bois de orquestra, como Boi de Nina Rodrigues, Axixá, Morros, Upaon-Açu. Sonhos, entre outros; os batalhões dos bois de matraca Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boi de Ribamar, por exemplo; o ritmo do boi de zabumba, como Boi do Mestre Basílio, Boi da Fé em Deus, Boi da Liberdade, Boi de Guimarães; a tradição dos bois de baixada, Boi de Santa Fé, Boi de Apolônio, Boi União da Baixada; e que tal a rica cultura do sotaque de costa de mão, como Boi Brilho da Areia Branca, Boi Soledade.

Além disso, quadrilhas juninas caipiras e estilizadas; danças do coco, do caroço, pau de fita; cacuriás; tambores de crioula; danças portuguesas; danças country e do boiadeiro, enfim… não dá para perder essa festa maranhense, a festa do São João do Maranhão, a maior do Brasil.

A programação completa desses e outros arraiais pode ser conferida no site cultura.ma.gov.br, nas redes sociais oficiais da Secma, e neste link: https://bit.ly/3mNafbPO

O São João do Maranhão 2022 é realizado pelo governo do Estado do Maranhão, via Secretaria de Estado da Cultura, com apoio cultural da Equatorial Energia, Supermercados Mateus, Guaraná Jesus e Coca-Cola.

Apoio e parceria

A programação oficial do São João começou no dia 28 de maio. Serão dois meses de festejo, com mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais no maior São João do Brasil, considerando apenas os oficiais na capital, além dos arraiais nos bairros, comunidades, paróquias e municípios maranhenses que estão recebendo apoio do Governo.          

O Governo do Estado está dando todo o suporte para o pleno desenvolvimento do São João 2022, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) – doação de matracas e outros; Secretaria de Estado do Turismo (Setur) – apoio na organização e disponibilização de serviços; Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP) – segurança; Secretaria de Comunicação Social (Secom) – apoio na divulgação do evento; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) – equipamentos do programa Mais Renda; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) – disponibilização de intérpretes de libras.    

Os festejos juninos, realizados pelo Governo do Estado, começaram com prévias no dia 1º de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, com o projeto Maranhão de Reencontros.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.