Rotina de cuidados em unidades de saúde contribui com recuperação de pacientes com a Covid-19

O Governo tem ampliado por todo o estado a capacidade de atendimento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Junto com o trabalho para aumentar o número de leitos exclusivos, acontece o reforço nas equipes de saúde que, através de uma assistência completa, contribuem com recuperação de pacientes.  

Nos hospitais que fazem parte da rede pública de saúde do Maranhão, uma equipe multiprofissional é responsável por cuidar dos pacientes com a Covid-19. São médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais, que dão suporte tanto ao paciente quanto às famílias. 

De acordo com a Wilna Cardoso, diretora administrativa do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), unidade de saúde da capital maranhense exclusiva para casos de Covid-19, quando o paciente é admitido, o serviço social faz o acolhimento do familiar e a enfermaria faz o acolhimento do paciente. Após a admissão do paciente, ele é avaliado pelo médico que está no plantão, pelo fisioterapeuta, acompanhado pela equipe de enfermagem, composta por técnicos e enfermeiros, onde inicialmente também é feita uma tomografia e, a partir da avaliação médica, são feitos os demais exames solicitados pelo profissional.

Quando o paciente está na UTI, os exames são feitos diariamente, já na enfermaria os exames são realizados conforme a avaliação do médico plantonista. Se necessário, o paciente também faz a hemodiálise dentro da própria UTI.

“A internação de um paciente por Covid-19 é diferenciada, pois acaba criando um distanciamento compulsório da família. Por isso, realizamos também o acolhimento da família no Serviço Social, no sentido de tranquilizá-la, para que ela tenha o máximo de informações possíveis desse paciente para que possa passar por esse momento de uma forma mais amena. Assim, nosso papel é manter essa pessoa atualizada, mas também deixar o paciente ciente de que seu familiar está do lado de fora e esperando por ele”, explica Wilna Cardoso, diretora administrativa do HCI, Wilna Cardoso.

O diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Edilson Medeiros, acrescenta ainda que o boletim médico, tanto das enfermarias quanto das UTIs, costuma ser repassado diariamente para uma pessoa da família, através de um contato realizado pelo próprio médico que está acompanhando o paciente naquele dia.

O serviço social também tem um fluxo de trabalho onde são realizadas visitas diárias e feitas chamadas de vídeo entre os pacientes da enfermaria e familiares. 

O trabalho do psicólogo também é destaque durante o tratamento hospitalar. Além de pacientes com a Covid-19, que já apresentam casos de transtornos mentais como esquizofrenia, outros também, por estarem afastados compulsoriamente da convivência com a sua família, também acabam apresentando quadros de ansiedade e depressão. Por isso, esses profissionais começam a trabalhar essas questões dentro da própria enfermaria, para amenizar o período de internação.

“A equipe multidisciplinar é muito importante nesse atendimento, porque não é tratado só a doença do paciente, mas o paciente como um todo. Pois ele tem emoções, necessidades e cada membro da equipe tem uma função para ajudá-lo da melhor forma possível, proporcionando um acompanhamento em tempo integral”, conta a médica assistente do HCI, Agnes Youle Patrocinio.

Todo o trabalho dos profissionais de saúde é recompensado a cada alta hospitalar. Seu João Batista, morador de Miranda, foi um dos mais de 8 mil recuperados da Covid-19 no Maranhão e, no dia da sua alta do Hospital Genésio Rêgo, fez um agradecimento muito emocionado à equipe de profissionais que cuidou dele durante todos os dias de internação, muitos deles na UTI.

“Agradeço muito a esta equipe nota 1.000, que me recebeu e me tratou muito bem. Hoje saio daqui recuperado depois de receber todo o suporte para vencer essa doença. Eu não posso pagar, mas posso desejar muita saúde para toda a equipe e que Deus continue abençoando cada um de vocês”, disse.

Fonte: SES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.