Revitalização e segurança estimulam presença de visitantes e moradores na Praça Odorico Mendes

A Praça Odorico Mendes se tornou um dos espaços mais apreciados por quem visita o Centro em São Luís. Localizada na Rua Rio Branco, a praça foi revitalizada pelo Governo do Maranhão que instalou na área o 9º Batalhão de Polícia Militar, e a região também contará com uma Delegacia de Polícia Civil. Com segurança e um espaço completamente recuperado, a Praça Odorico Mendes tem atraído antigos e novos admiradores ao local.

Moradora da Vila Embratel, a doméstica Caetana Rodrigues, de 60 anos, visita sempre uma prima que reside nas proximidades da Praça Odorico Mendes. Contente com a transformação ocorrida no espaço, ela elogia as novas instalações e ressalta a importância da presença da polícia. “Essa praça ganhou vida com a recuperação das árvores e também deu mais vida para quem vem aqui. Com a presença da polícia, a gente pode ficar mais tranquila, sem medo da criminalidade”, comenta.

 Clênio Ramos aguardava a esposa no banco da Praça Odorico Mendes (Foto: Handson Chagas)

Clênio Ramos aguardava a esposa no banco da Praça Odorico Mendes (Foto: Handson Chagas)

Presenciando esse novo cenário na Praça Odorico Mendes, que durante a ampla obra de revitalização recebeu serviços estruturais e de paisagismo, o motorista Clênio Ramos, de 39 anos, aguardava debaixo de uma árvore sua esposa sair da faculdade. “Essa praça tem todo um valor, principalmente para quem mora aqui perto, e até para mim, que não moro, mas como você pode ver, estou aguardando minha esposa de uma forma bem confortável, curtindo essa brisa gostosa”, relata.

Já a estudante Andrea Câmara Moraes, de 16 anos, conta que sempre gostou de frequentar o local após o término das aulas, mas que partir de agora, ela passou a se sentir mais segura com a presença da polícia. “É um lugar onde a gente pode ter mais lazer com os nossos colegas, depois de horas intensas de estudos. Antes era perigoso, ouvíamos histórias de assalto todos os dias, agora o policiamento é constante”, conta.

 Wanderson Reis afirma que o novo espaço facilitou o entretenimento com os amigos (Foto: Handson Chagas)

Wanderson Reis afirma que o novo espaço facilitou o entretenimento com os amigos (Foto: Handson Chagas)

A nova praça ganhou piso circular ao redor do busto do homenageado, o escritor e literato Odorico Mendes, iluminação artística no monumento e na vegetação; áreas de sombras com vegetação e bancos, para propiciar a vivência do espaço; disponibilização de áreas para instalações temporárias de brinquedos infantis ou feirinhas; melhoria da acessibilidade e mobilidade com rampas e piso tátil; instalação de bicicletário, lixeiras, bancos e sinalização adequada e resistente; além de melhores condições para a parada de ônibus, recuada da via.

Todo o novo aparato deixou o jovem Wanderson Reis Sousa, de 17 anos, mais estimulado a frequentar o espaço público. “A mudança na praça foi bom, até porque quando a gente saía do curso, tínhamos que ir para outras praças mais distantes e agora, nós ganhamos um espaço com lazer, o que faz eu vir sempre aqui”, comenta.

Maravilhosa, limpa e organizada.  Esses foram alguns adjetivos que a aposentada Maria Inês Pinheiro Marques, de 68 anos, utilizou para classificar o espaço. “Ficou lindo e o policiamento aqui vai garantir a segurança de muitas ruas, como a Rio Branco, a das Hortas e outras adjacentes, antes isoladas”, ressalta a aposentada.

 Nicole Beatriz Sampaio Maia elogia a segurança no espaço público (Foto: Handson Chagas)

Nicole Beatriz Sampaio Maia elogia a segurança no espaço público (Foto: Handson Chagas)

Contente com o novo espaço, a estudante Nicole Beatriz Sampaio Maia, de 16 anos, disse que achou muito importante a reforma e a presença da polícia na área. “É bom porque é uma área que ficou bem urbanizada, dando um embelezamento maior para nossa São Luís. Ainda mais para a gente, estudante, que na hora do intervalo podemos aproveitar esse espaço. Outra coisa boa é que a parada de ônibus está aqui na frente e o policiamento do lado, garantido a nossa segurança”, comemora.

O conjunto de serviços para revitalização da praça faz parte das ações do Programa de Habitação promovido pelo Governo do Estado para a região do Centro de São Luís. “O objetivo é estimular a moradia e a promoção de negócios no bairro. A requalificação [dos espaços públicos] é o primeiro passo para revitalizar esta área urbana da cidade. Dessa forma, o Governo possibilita as condições de moradia com lazer e segurança”, enfatizou a secretária de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina Moura.

Segurança

Praça Odorico Mendes. (Foto: Handson Chagas)

O 9º Batalhão de Polícia Militar funciona em um prédio totalmente reformado ao lado da praça. Trata-se de um espaço mais amplo com três pavimentos que vai garantir mais condições de trabalho para as equipes militares. A estrutura física conta com salas de reunião, de plantão (corpo de guarda), de comandos e sub comandos para guarda de equipamentos e armamentos, administrativo, almoxarifado; banheiros e alojamentos feminino e masculino; sala de estar, cozinha, restaurante e refeitório modernos.

A unidade operacional conta com equipes de motocicletas, chamadas de Raio e Garra, e ainda com o Grupo Tático Móvel (GTM), além do uso de viaturas. O Batalhão integra a estrutura do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM I), que cobre toda a região central e adjacências. O prédio vai abrigar, também, a Delegacia de Polícia Civil.

Histórico

Inaugurada em 1901, a praça homenageia o político, literato e filósofo Manoel Odorico Mendes, cujos restos mortais estão enterrados no local. Além de um busto, a praça já teve elegantes palmeiras imperiais e pinheiros. Com a revitalização, a figura de Odorico Mendes ficou mais destacada. O maranhense dedicou sua vida à literatura e filosofia. O investimento para a reforma da praça corresponde a R$ 777 mil.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.