Retrospectiva: Índices de violência diminuem progressivamente após investimentos do Governo em Segurança

A Segurança é uma das prioridades do governador Flávio Dino e a meta é mudar a situação encontrada – de desvalorização do policial e falta de condições de trabalho. Para tanto, nestes dois primeiros anos de gestão, o Governo investiu forte no setor assegurando o aparelhamento da polícia, a modernização da estrutura policial, a aquisição de novos veículos e a promoção de medidas de valorização do efetivo.

“Com os investimentos, nós temos intensificado a nossa ação nas ruas. Os equipamentos chegam para ampliar o trabalho. Estamos entregando viaturas, modernizando nossas estruturas, e ampliando as condições para a atuação policial com um objetivo importante: casar ações efetivas, concretas, ampliando a sensação de segurança”, declarou o governador Flávio Dino ao destacar todas as medidas já adotadas dentro do grande plano de reestruturação das forças de segurança do estado.

Após aquisição de 100 novas motocicletas e formação de 200 agentes militares motopatrulhamento é intensificado na Grande São Luís. (Foto: Karlos Geromy/Secap)

Após aquisição de 100 novas motocicletas e formação de 200 agentes militares motopatrulhamento é intensificado na Grande São Luís. (Foto: Karlos Geromy/Secap)

Foram incorporados mais de 1.500 novos policiais civis e militares à corporação; adquiridas 423 novas viaturas e 100 novas motocicletas; implantado o sistema de radiocomunicação nas viaturas militares; construído o Centro Tático Aéreo (CTA) de Imperatriz; e feita a concessão de promoções e progressões aos policiais.

“O projeto do governador Flávio Dino é aparelhar as polícias, garantindo as condições de operação com objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido ao cidadão. E isso perpassa pela integração das polícias e a valorização do efetivo, o que vem sendo feito”, enfatizou o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

A relação entre a polícia e os cidadãos se fortaleceu nas ações do ‘Pacto pela Paz’, que já desenvolveu projetos nos bairros Fé em Deus, Vila Palmeira, Barreto, Coroado, Ilhinha, em São Luís; além dos municípios de São José de Ribamar e Caxias.

O planejamento do Governo para estruturar a Segurança prevê, ainda, a aquisição de uma nova viatura para cada município até 2018; e reforços nas ações contra roubos, tráfico de drogas, assaltos a bancos e homicídios.

Diminuição de crimes

Ações do Governo para reestruturar Segurança Pública do Maranhão asseguram redução dos índices de violência na capital. (Foto: Karlos Geromy e Gilson Teixiera/Secap)

Governo realizou uma série de investimentos para aumento do número de policiais, aquisição de viaturas, capacitação do efetivo e outras ações. (Foto: Karlos Geromy/Secap)

O resultado destas medidas reflete positivamente na queda das ocorrências na Região Metropolitana de São Luís. Os homicídios, que estão entre os crimes mais preocupantes, diminuíram 23%, em comparação a 2014. A melhoria em estrutura também influi na resolutividade destes casos. Em 2015, a cada 100 casos, 20% tiveram solução; já este ano, o índice subiu para 47%, representando um aumento de 125% na resolutividade. Em 2014, apenas 3% das ocorrências tiveram autoria definida.

Os latrocínios, roubos seguidos de morte, diminuíram 46,7%, comparando 2015 e 2016. No mesmo período, caíram também os roubos a residências, em 18,7%; lesão seguida de morte, em 73,2%; furtos, em 16,3%; e os estupros tiveram queda de 20,1%.

Prejuízo ao tráfico de drogas

A apreensão de drogas – maconha, crack, cocaína e outros – quadruplicou comparando 2015 com 2016 . Foram 3,5 toneladas tiradas de circulação, de janeiro a novembro deste ano – avaliadas em R$ 8 milhões. Em todo o ano de 2015 foram 704 kg apreendidos; e, em 2014, pouco mais de 50 kg. Este ano foram destruídos ainda 137 mil pés de maconha cultivadas em cidades do interior do estado.

O titular da Senarc, delegado Carlos Alessandro, atribui o aumento das apreensões de drogas à implantação da superintendência especializada e investimentos no setor. “A investigação deu um salto de qualidade com a nova estrutura e seguimos com o planejamento estratégico aplicado à capital e interiores. É um conjunto de fatores que resulta na eficiência do trabalho”, enfatizou o delegado.

Governo realizou uma série de investimentos para aumento do número de policiais, aquisição de viaturas, capacitação do efetivo e outras ações. (Foto: Karlos Geromy/Secap)

Governo realizou uma série de investimentos para aumento do número de policiais, aquisição de viaturas, capacitação do efetivo e outras ações. (Foto: Karlos Geromy/Secap)

Reforço Polícia Civil

A investigação da Polícia Civil foi qualificada com a criação da Superintendência de Combate a Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que melhorou a investigação destes crimes com equipe especializada, aquisição da Delegacia Móvel e implantação do plantão 24 horas da Delegacia de Homicídios.

Foram criadas, ainda, a Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico (Senarc), que triplicou as apreensões de entorpecentes; e a Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), que prendeu prefeitos e policiais e conseguiu a devolução de valores aos cofres públicos.

Somam nas medidas estruturais a instituição de dois novos canais de denúncias 24 horas – o Whatsapp (98) 9.9163-4899 e o aplicativo ‘Byzu 2.0’; e mais recentemente, o Instituto de Genética Forense, que realiza exames a partir do perfil genético. Antes, só eram feitos fora do Estado e demoravam meses para serem concluídos.

“O Governo tem reunido todos os esforços para que possamos garantir a segurança da população. São medidas que impactam direta e positivamente na sociedade e estimulam o policial em sua missão de proteger o cidadão”, disse o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo.

Treinamento COSAR combate a assalto a banco. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Treinamento COSAR combate a assalto a banco. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Polícia Militar reestruturada

Na Polícia Militar, foram mais de três mil promoções; inauguração da Base Avançada da Companhia de Polícia de Turismo (CpTur), na Lagoa da Jansen, e do Batalhão da PM em Timon; mais de três mil policiais militares capacitados em 99 cursos; promoção de 1.445 praças e inclusão de 85 novos oficiais em um ano.

Implantação da escolinha ‘Dó, Ré, Mi’, que ensina música a 120 crianças carentes da capital e da ‘Ronda Escolar’ que promove ações educativas em mais de 500 escolas públicas da Região Metropolitana. Além disso, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) a Polícia Militar já atendeu mais de 346 mil alunos em 133 municípios.

Outro serviço da Polícia Militar ofertado à população é o Centro de Equoterapia, que utiliza cavalos no tratamento de crianças com deficiência e que foi reconhecido pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE).

Atuação do Corpo de Bombeiros está sendo expandida no Maranhão. (Foto: Divulgação/CBMMA)

Atuação do Corpo de Bombeiros está sendo expandida no Maranhão. (Foto: Divulgação/CBMMA)

Neste período também foram criadas novas turmas do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), que combate especificamente assaltos no interior do Estado e outras operações como ‘Busca Implacável’, ‘Malha Metropolitana’, ‘Saturação’ e ‘Exodus’ para assegurar a atuação ostensiva da Polícia Militar nos bairros da capital.

Corpo de Bombeiros contemplado

Neste governo, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão comemorou a sanção da Lei Orgânica dos Bombeiros (LOB), que há 20 anos era esperada pela categoria. Nessa área, quase dois mil bombeiros receberam promoção.

A gestão construiu os quartéis do Batalhão de Bombeiros Marítimo – BBMar, São José de Ribamar, Bacabeira, Trizidela do Vale e Açailândia. Os municípios de Carolina, Santa Inês, Barra do Corda e Presidente Dutra também ganharam quartéis.

Foi criado o Batalhão de Bombeiros Ambiental, no Calhau; a nova sede do Batalhão de Bombeiros Marítimos, na Avenida Litorânea; e o Posto Avançado Integrado da Polícia Militar; além de reestruturada a base em Bacabeira.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.