Restaurantes Populares também ensinam a cozinhar e capacitar profissionais

Os mesmos salões que todos os dias recebem milhares de maranhenses para o almoço e jantar nos Restaurantes Populares regularmente também se transformam em sala de aula. No intervalo entre as refeições, os espaços, assim como as Cozinhas Comunitárias e cozinhas de escolas públicas de todo o estado, são aproveitados para a realização de cursos que só entre 2016 e os primeiros meses deste ano já capacitaram mais de 1.300 pessoas.

Thais Ramos Pinheiro é uma dessas pessoas. Desempregada, a moradora do Bairro de Fátima fez um trajeto de aproximadamente 13 km para chegar ao Bairro Sol e Mar e participar da Oficina de Chocolates e Ovos de Páscoa nos dias 11 e 12 deste mês. “É um esforço que vale a pena. Quando você está desempregado, não tem dinheiro para se qualificar e aqui eu posso aprender uma profissão, trabalhar por conta própria e ajudar o meu marido no sustento da casa, dos nossos filhos”, diz Thais.

Parte da estratégia de Segurança Alimentar do Governo do Maranhão, os cursos são realizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Além de oferecer oportunidades de formação e renda para as comunidades, a Pasta também treina gestores em todas os municípios maranhenses. São ainda oferecidas capacitações para merendeiras com objetivo de garantir higiene e qualidade na alimentação servida nas escolas públicas da rede estadual de ensino.

Frentes de atuação que, segundo a gastrônoma Lais Tavares, responsável pelas oficinas e cursos ministrados pela Sedes, complementam a oferta de alimentação equilibrada a preço baixo oferecida nos Restaurantes Populares. “Existe esse trabalho de capacitação junto a prefeituras e também às comunidades, que levam desde informações sobre boas práticas na manipulação dos alimentos até como calcular custo e vender uma produção para alcançar renda e independência financeira”, explicou.

Restaurantes Populares também ensinam a cozinhar e capacitar profissionais. (Foto: Handson Chagas)

Restaurantes Populares também ensinam a cozinhar e capacitar profissionais. (Foto: Handson Chagas)

Oportunidade

Além de oficinas de Chocolates e Ovos de Páscoa, nos Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias já foram oferecidos cursos de Sopas e Caldos, Comidas Típicas, Bolos e Doces para Festas, Salgados para festa, panificação e as oficinas Chefs Mirins, destinada à educação alimentar de crianças.

Moradora do Sol e Mar, a autônoma Inícia da Costa Santos tem uma lojinha em casa e trouxe a filha Illouhara Amely Santos da Silva para também fazer o curso. A mãe pretende oferecer um novo produto no seu estabelecimento e a filha, que fazia pulseiras para vender aos amigos, já pensa em um novo ramo também. “É uma oportunidade maravilhosa. Eu mesma sei fazer algumas coisas, como decorar bolos, mas nunca me qualifiquei, nunca fiz um curso. E aqui foi pertinho de casa, sem nenhum custo e aprendi a fazer muitas coisas que com certeza serão muito boas para mim”, contou.

Além de trufas e ovos de páscoa, as participantes do curso realizado no Sol e Mar aprenderam, em aulas teóricas e práticas, as técnicas gerais de uso do chocolate em receitas; o preparo de doces como o brigadeiro, pirulitos de chocolate e bombons regionais e de colher. Também foram ensinadas noções sobre apresentação dos produtos e cálculos de custo e lucro.

Mesmo com a proximidade da Páscoa, a dona de casa Elenilde Dias considerou que o curso terá um impacto no orçamento por um tempo muito maior. “Já estou pensando no que posso fazer para o dia das mães, dia dos namorados sem falar que o chocolate é sempre bem-vindo”, contou.

A agenda de cursos oferecidos pela Sedes é divulgada nos Restaurantes Populares e também nas cozinhas comunitárias dos municípios. Ainda este mês serão realizadas oficinas Chefs Mirins nos Restaurantes Populares da Liberdade e Barra do Corda.

Restaurantes Populares também ensinam a cozinhar e capacitar profissionais. (Foto: Handson Chagas)

Restaurantes Populares também ensinam a cozinhar e capacitar profissionais. (Foto: Handson Chagas)

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *