Reforma e adequação da escola Newton Bello movimenta economia e amplia acesso à educação em Turilândia

A reforma e adequação do Centro Educacional Newton Bello – Anexo II movimentou a economia e ampliou o acesso à educação no município de Turilândia. Com duração de quatro meses, as obras consolidaram um antigo sonho dos moradores da localidade. A obra, que empregou 40 moradores da cidade, estava abandonada há quase oito anos. Foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), com investimento da ordem de R$1.103.958,33.

O serviço no Centro Educacional Newton Bello, incluiu toda a estrutura física do prédio que conta com oito salas, biblioteca, sala multimídia, laboratórios entre outros espaços. O telhado foi revistado com a colocação de forro e o piso foi construído em alta resistência. Todas as salas possuem quadro branco e climatização.

“Esta é mais uma ação do Governo do Estado para continuar a transformação da educação no Maranhão. Nessa escola, que antes estava abandonada, hoje, podemos dizer que é um espaço digno de receber nossas crianças e jovens. É mais um compromisso realizado pelo governador Flávio Dino” relatou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Gerson Menezes Pereira, 21, parou os estudos para tentar a vida em São Paulo (SP). Como a viagem não deu certo, o estudante voltou para Turilândia e com a construção da escola ele comenta que ficou animado para estudar novamente. “Eu estudava numa escola aqui perto antes de ir para São Paulo. Agora que estou de volta, quero continuar os estudos e ter uma escola em frente à casa é melhor” descreve Gerson.

A conclusão da escola foi um pedido feito pela comunidade ao governador Flávio Dino, quando o gestor passou pela cidade anunciando mais de quatro quilômetros do Mais Asfalto. Na ocasião, Dino recebeu um abaixo-assinado da classe de educadores e se comprometeu em entregar a escola concluída. Ao inaugurar o centro educacional, nesta segunda-feira (13), o governador relembrou o momento.

“Eu lembro que quando vim aqui entregar obras do Mais Asfalto e a comunidade me pediu esta escola. Eu conheço escolas públicas e particulares em todo o Maranhão e posso afirmar para vocês que a escola entregue hoje segue um padrão de qualidade melhor que particulares.Tudo foi feito com cuidado e atenção para a escola durar, porque sabemos que a obra mais importante é a educação para que gerações passem por aqui” completou o governador Flávio Dino.

Com mais de 400 vagas, a escola funcionará nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo ensino médio e fundamental para alunos da zona urbana e rural.“Hoje o senhor governador está entregando um sonho da comunidade escolar e também o primeiro prédio próprio da cidade. O senhor está entregando uma escola completa, com ar-condicionado, laboratório de informática, salas amplas, enfim, uma escola do padrão da Escola Digna” relatou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Mais investimentos

Durante a inauguração do C.E Newton Bello – anexo II, nesta segunda-feira (13), alegria e emoção marcaram mais essa passagem do governador Flávio Dino pela cidade de Turilândia. Além da escola, o governador ainda assinou ordens de serviço para cidades da baixada maranhense e entre elas estão a construção do hospital de Viana, o IEMA em São Vicente Ferrer, a reforma e ampliação do campis da Uema de São Bento, além de recursos para Olinda Nova. O total de ordens assinadas ultrapassa os 40 milhões.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.