Receita Federal realiza ação do dia Nacional em Respeito ao Contribuinte

Em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio, a Delegacia da Receita Federal em São Luís celebrará a data com uma programação voltada para aproximar o fisco do cidadão. Este ano, a ação conta com a participação da Secretaria Estadual da Fazenda, com o intuito de ampliar os serviços oferecidos aos contribuintes. O evento será realizado na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h, no Shopping Rio Anil.

A data cívica, instituída em 2010, tem o objetivo de mobilizar a sociedade, bem como os poderes públicos, para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte nas várias instâncias de governo. Durante o dia, diversas ações em todo o país estão programadas para aproximar o fisco da população.

Para a delegada adjunta da Receita Federal em São Luís, Catherine Costa, a data é importante porque deixa em evidência a importância do cidadão que contribui com os tributos: “é um dia de reflexão sobre o valor do contribuinte para o serviço público em geral. Que nos faz lembrar ainda da relevância de se tratar bem e com respeito esses cidadãos”, disse.

No âmbito do fisco federal, a ação está voltada para a distribuição de panfletos informativos sobre os serviços que facilitam a vida do contribuinte, exibição de vídeos sobre temas relacionados ao fisco/cidadão, bem como orientações sobre declarações de imposto de renda retidas em malha, situação cadastral do CPF e serviços online disponíveis ao cidadão.

Já na esfera estadual, serão disponibilizados serviços de formalização do microempreendedor individual, consulta de débitos, emissão de documentos de arrecadação e apresentação de ações do programa de educação fiscal do estado.

No contexto de aproximação da Receita com o contribuinte, vale destacar a implantação do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, e-CAC, que está disponível no sítio da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Através do portal foram disponibilizados diversos serviços para proporcionar conforto e facilidade à vida do contribuinte, como por exemplo: impressão do Comprovante de Inscrição no CPF; parcelamento de dívidas e informações sobre situação fiscal, pagamentos, processos e pedidos de restituição e compensação.

As ações do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte serão realizadas também no hall de atendimento do Edifício Sede dos Órgãos Fazendários, localizado no Canto da Fabril.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.