Propostas de Lobão Filho contemplam implantação de novas unidades de saúde em todo o estado

O Plano de Governo do candidato Lobão Filho (PMDB) apresenta, em suas propostas voltadas para a saúde, destaque na implantação de novas unidades de atendimento em todo o estado.

“O Maranhão é territorialmente imenso, portanto precisamos de políticas voltadas à área da saúde que possam garantir o direito dos maranhenses a um tratamento digno e que seja feito em polos estratégicos montados em cada região”, detalhou o peemedebista.

Lobão Filho propõe, primeiramente, a ampliação dos serviços de especialidades médicas, incluindo oncologia, para todas as regiões do estado. Atualmente, o tratamento de câncer no estado é feito na capital, comprometendo o acesso aos maranhenses que vivem nos municípios mais afastados da sede. Para ampliar a oferta do tratamento também em São Luís, o candidato prevê a construção do Hospital Estadual de Referência em Oncologia, ou Hospital do Câncer.

Apoio – Em parceria com o Governo Federal, a partir do apoio da presidente Dilma, Lobão Filho pretende também expandir a rede de UPA’s para todas as regiões do estado que ainda não contam com o serviço. Esta iniciativa deve reduzir a carência em pronto atendimento no interior, minimizando a sobrecarga dos hospitais de Urgência e Emergência na capital, como já acontece em São Luís desde que as unidades foram implantadas.

Em continuidade às ações do Governo do Estado, ainda serão concluídas as obras de todos os hospitais de 20, 50 e 100 leitos, iniciadas na gestão da governadora Roseana, inclusive os de alta complexidade, contemplados no atual Programa Viva Saúde.

Capacitação – Lobão Filho evidenciou em suas propostas de diferentes áreas a valorização dos profissionais como forma de assegurar melhorias na prestação dos serviços públicos. Na saúde, ele propõe atenção especial à formação inicial e continuada destes profissionais, além do desenvolvendo, em parcerias com universidades públicas e privadas, de estudos e pesquisas que contribuam com a melhoria da gestão dos sistemas públicos de saúde, dos diagnósticos e tratamentos.

Para melhorias na capacitação o candidato aposta na criação de novos cursos de medicina no interior. Ele propõe a elaboração de estudos, em parceria com a Uema, para a implantação destes cursos nos municípios-sede regionais e, ainda, agilizar, em parceria com a Ufma, a implantação dos cursos de medicina em Imperatriz, Pinheiro e Balsas.

A autonomia dos municípios vem sendo defendida por Lobão Filho em suas reuniões com lideranças desde o período de pré-campanha. “Vou governar com a participação dos prefeitos, uma gestão municipalista. Serei parceiro. Estarei com os prefeitos nos municípios para tocar as obras e realizar os serviços de que o Maranhão precisa”, afirma o candidato.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.