Projetos de cinco artistas maranhenses reúnem-se em exposição

Nesta terça-feira (26), será aberta a exposição Ocupa CCVM, iniciativa do Centro Cultural Vale Maranhão que apresenta projetos artísticos inéditos em São Luís. A abertura será realizada às 19h e a exposição segue até o dia 12 de novembro, com visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Em sua primeira edição, serão apresentados trabalhos selecionados pelo edital de mesmo nome, aberto nos meses de junho e julho deste ano. Foram selecionados 5 projetos para a exposição dos artistas João Ewerton, Ribaxé, Vicente Martins Jr., Wilka Salles e uma montagem sobre o universo visual do Coteatro.

Além da exposição principal, como parte da programação da mostra, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), acontece nova apresentação do espetáculo Das Águas com a cantora e atriz Cris Campos com a produção do grupo Xama Teatro, às 19h.

E no mesmo período da exposição, de 27 de setembro a 12 de novembro, a Sala Mearim será ocupada pelo Coletivo Dibando, coordenado pela artista Tiêta Macau, que propõe em Someday Sundae um processo criativo multilinguagem. O projeto envolve os artistas do coletivo, convidados e o público visitante.

Em outubro, o Ocupa CCVM apresentará também o espetáculo teatral Cão Morto, do Coletivo Teatro do Redentor, que traz uma adaptação da obra de Bertolt Brecht; e a oficina musical Laboratório Beats Eletrônicos: Groovebox, dirigida por Carlinhos Vas e aberta aos interessados.

Sobre os projetos

O artista Ribaxé apresenta a obra Neopalafitas, que poderá ser vista no Pátio Maranhão. A pintura em lona remete às palafitas de São Luís numa abordagem gráfica.

Corpocriação é o título do trabalho de Wilka Sales, que ficará exposto nas salas Carnaúba e Jussara. A exposição apresenta fotografias em que a artista utiliza o próprio corpo como suporte e canal de comunicação.

A Sala São Luís, no primeiro andar, recebe três projetos: De passagem, de Vicente Martins Jr., com fotografias inspiradas pelo cotidiano do terminal rodoviário do Anel Viário; Vazante, de João Ewerton, instalação com estamparia em tecido que remetem ao mangue presente na Ilha; e Um mergulho no universo onírico do Coteatro, montagem com cenários e figurinos, numa leitura diferente do universo visual criado pelo grupo.

O Artista João Ewerton também ministrará uma palestra sobre o tema: Transversais das etnias na Iconografia de São Luís, que será realizada no próximo sábado, dia 30, as 16 horas, também no Centro Cultural Vale. A palestra destina-se a estudantes e público interessado na área de moda.

Serviço

O quê: Abertura da Exposição Ocupa CCVM.

Quando: Nesta terça-feira, às 19h.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal (R. Direita), 149 Praia Grande – Centro.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.