Prefeitura reúne com Conselhos Tutelares para avaliar avanços em 2014

O prefeito Edivaldo se reuniu na tarde de terça-feira (16) com representantes dos Conselhos Tutelares de São Luís para discutir os avanços em 2014 e alinhar estratégias para o próximo ano. Na ocasião, o prefeito reforçou o compromisso em realizar as eleições para novos conselheiros em 2015, bem como a criação de mais três conselhos em São Luís, respeitando a legislação vigente.

“Hoje a cidade de São Luís é referência nacional no que diz respeito a políticas públicas de Assistência Social segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por conta do trabalho realizado ao longo desses quase dois anos. E os conselhos tutelares têm sido prioridade em nossa gestão. Em 2015 vamos ampliar o número de conselhos, com a criação de mais três e garantimos, em nossa política orçamentária, a eleição e posse de novos conselheiros”, afirmou o prefeito.

O Município tem tratado a proteção à criança e ao adolescente como uma política que envolve o diálogo intersetorial entre as secretarias para solucionar os problemas nessa área, expandindo as ações de garantia dos direitos desse público, que contam também com a atuação da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas). O trabalho conjunto com os conselhos, que conhecem a realidade da infância em São Luís é uma medida preventiva de combate às demais violências.

“Hoje o prefeito Edivaldo reitera o compromisso com a infância e adolescência através desse diálogo sobre os avanços conquistados. Todo esse trabalho articulado pela Prefeitura com os conselhos é também um investimento em segurança preventiva, pois os conselheiros conhecem a realidade das áreas de atuação e o trabalho deles em movimento evita que essas crianças caiam em situação de risco como as drogas e a violência”, esclareceu a titular da Semcas, Andréia Lauande.

Durante a reunião, os conselheiros discutiram os desafios que ainda existem na atuação em São Luís e reconheceram o esforço da Prefeitura em equipar os conselhos, melhorar a estrutura de trabalho e sobretudo garantir o diálogo permanente com os conselheiros, algo inédito até então na administração da cidade.

“Seremos sempre parceiros da Prefeitura na política da defesa da criança e adolescente e apesar dos problemas enfrentados no dia a dia, temos sempre disponibilidade em dialogar. Esse momento só mostra esse compromisso da Prefeitura em valorizar a categoria que é guardiã da infância”, destacou o conselheiro tutelar Moises Bezerra, que trabalha na área do Coroadinho.

Exemplo da eficiência do trabalho desenvolvido pelo Município são as avaliações de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que, em duas visitas à cidade, destacaram as ações na área da assistência social como um modelo de referência para todo o país.

Em setembro deste ano, durante a inauguração da Residência Inclusiva, a coordenadora nacional de Serviços de Acolhimento do MDS, Nilzareth Margarida Lima, elogiou a condução das políticas municipais direcionadas à inclusão em São Luís. Ela destacou que a Residência Inclusiva na capital maranhense é a maior e melhor do país em termos de estrutura, conforto e beleza.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial do MDS, Telma Maranho, também avaliou positivamente as ações promovidas pela Prefeitura. Em novembro deste ano, o prefeito Edivaldo entregou à população o Abrigo Institucional para Pessoa em Situação de Rua e a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Na ocasião, a diretora comentou que o espaço assegura, juntamente com o desenvolvimento de outras políticas para a área de inclusão social, o direito das pessoas terem uma moradia provisória até reconstruírem seu projeto de vida.

Estiveram presentes na reunião desta terça-feira, os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social); e os vereadores Batista Matos (PPS) e Osmar Filho (PSB), líder do governo na Câmara.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.