Prefeitura promove projeto “Férias Culturais em São Luís”

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o governo do Estado, dá início nesta quinta-feira (9) ao projeto “Férias Culturais em São Luís”, uma programação diversificada para o período. Serão onze dias de programações nas praças Benedito Leite e Nauro Machado, movimentando o mês de julho de ludovicenses e turistas.

“A proposta é ocupar as férias com atividades culturais e de lazer. É um período de grande fluxo de turistas e nós precisamos mostrar nossos valores culturais, nossa força, criatividade e nossa identidade para quem optou por visitar São Luís e também para quem mora aqui”, ressaltou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Fazem parte da programação atrações culturais, roteiros guiados pelo Centro Histórico, Serenata Histórica, roteiro do Reggae, Sarau Histórico e representação de personagens. Abrindo a programação nesta quinta-feira (9), na Praça Benedito Leite, das 17h às 20h, haverá a apresentação da Banda da Guarda Municipal, Grupo Lamparina e Banda General Virgulino. Na sexta-feira (10), na Praça Nauro Machado, das 18h às 20h, quem se apresenta é a Oficina Tambor de Crioula e o Tambor de Crioula Arte Nossa.

Na próxima quarta-feira (15), às 19h, haverá um “Sarau Histórico” na Praça Benedito Leite. Um grupo composto por músicos, flautistas e instrumentistas vai fazer um resgate ao século XIX, com canções de época. Personagens Históricos também ficarão no local apresentando concertos, cantos, declarando poesias e interpretando.

Às quintas-feiras (16, 23 e 30/07), na Praça Benedito Leite, a partir das 16h, a Setur oferece um roteiro guiado “Conheça São Luís nas Férias”. Um passeio pelo Centro Histórico, acompanhado de um guia de turismo, revelará detalhes e atrativos históricos de São Luís. Já às sextas-feiras, (17 e 24/07), personagens históricos estarão circulando e declamando poesias em alguns pontos do Centro Histórico, como praças, avenidas, ruas, escadarias e palácios.

Na penúltima semana das férias, na quarta-feira (22), a partir das 19h, será o dia do Roteiro Reggae, na Praça Benedito Leite. O grupo formado por dj’s, dançarinos e admiradores do movimento Reggae vai percorrer algumas ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano.

O dia 29 de julho será embalado pelo Projeto “Serenata Histórica”. Um grupo com músicos, percussionistas, flautistas e trompetistas vão entoar cantigas maranhenses do cancioneiro popular e poesias. O cortejo sairá da Praça Benedito Leite às 19h.

De lá, o grupo segue com paradas na Igreja da Sé, Palácio La Ravardière, Palácio dos Leões, Rua de Nazaré, Tribunal de Justiça e retorna à Praça. O passeio será intercalado com informações turísticas. Em frente aos monumentos, são feitas pequenas paradas e um guia de turismo conta a história, lendas, belezas e particularidades de cada lugar. A programação do “Férias Culturais em São Luís” será encerrada no dia 31, a partir das 17h, com a Banda do Exército e a Banda da Polícia Militar na Praça Benedito Leite.

“Férias é tempo de relaxar, viajar, aproveitar os bons programas que a cidade oferece. Queremos que esse tempo livre seja bem aproveitado, por isso, criamos esse roteiro. Estamos fazendo essa festa pra qualquer pessoa que deseje ter um mês de julho mais alegre. Queremos que as pessoas venham no embalo de junho, junto com as festas juninas, e não percam o pique. Que julho também seja de alegria e boas festas”, disse a coordenadora de Comunicação e Promoção Turística de São Luís, Ana Valeska Antunes.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.