Prefeitura promove capacitação e rodas de conversas por meio do Todos por São Luís no Vicente Fialho

A Prefeitura de São Luís iniciou esta semana a 11ª edição do Programa “Todos por São Luís” no bairro Vicente Fialho, que atenderá também outras sete comunidades adjacentes. Nesta primeira fase, foram ofertados os cursos informática, bombons regionais, sorvete, panificação, comidas regionais, origami, sucos alternativos e outros. A culminância da programação desta edição do programa será neste sábado (18).

A primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora geral do programa, tem acompanhado de perto as oficinas e conversado com a população sobre demandas dos bairros. Na tarde desta quinta-feira (16), ela acompanhou a oficina de sucos alternativos e a roda de conversa “Limpeza Pública: Dever da Prefeitura, Responsabilidade de Todos”. “Estar com as comunidades, manter o diálogo e levar ações diretas da Prefeitura são propostas do programa, que estão sendo cumpridas com êxito a cada edição”, disse Camila Holanda.

Na oficina de sucos alternativos, foram ensinadas receitas de sucos nutritivos e que aproveitam até 100% dos alimentos, como é o caso do suco de abacaxi com casca e hortelã, além de receitas de sucos detox, rico em agentes antioxidantes. Além das receitas foram repassadas também noções de boas práticas de manipulação e higienização dos alimentos.

“Os sucos naturais apresentam diversos benefícios à saúde, pois são ricos em vitaminas e minerais. Livre de conservantes. Além disso, melhoram o desempenho físico e cardiovascular, melhoram a qualidade do sono, facilitam a eliminação de toxinas e auxiliam na digestão”, explicou a nutricionista e instrutora do curso, Valéria Moraes.

Ana Vitoria Brito, moradora da Vila Fialho compareceu ao curso para aprender novas receitas. “Eu gosto muito de frutas, de sucos naturais e queria aprender receitas alternativas, econômicas, para fazer em casa, e, claro, aprender também a fazer o suco detox. Eu gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura e no sábado com certeza estarei aqui aproveitando os serviços que serão oferecidos”, contou.

De acordo com Arivaldo Martins, coordenador executivo do programa, os cursos são promovidos conforme a demanda da população. Ele exemplificou a diversidade de temáticas citando as oficinas de sorvete e receitas regionais oferecidos nesta edição.

No segundo momento, a primeira-dama, Camila Holanda, participou da roda de conversa “Limpeza Pública: Dever da Prefeitura, Responsabilidade de Todos”, que dentre outros temas, falou sobre limpeza pública na cidade, conscientização sobre a conservação da limpeza nos espaços públicos e coleta seletiva.

“A roda de conversa é uma tentativa de sensibilizar a população para questão da limpeza pública, da manutenção, pois a coleta de resíduos existe, de forma alternada e não deveria existir lixo nas ruas. Porém percebemos que as pessoas estão precisando de educação, de se sensibilizar, de entender que a cidade é dela, e despertar o sentimento de pertencimento delas ao bairro e cidade onde vivem”, explicou a moderadora da conversa, Raimunda Lopes.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.