Prefeitura lança catálogo do V Salão de Artes Visuais de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), lançou na última quarta-feira (04), na Galeria Trapiche Santo Ângelo, o catálogo do V Salão de Artes Visuais de São Luís. O material reúne acervo das 42 obras selecionadas pelo concurso artístico promovido pela fundação.

O catálogo é um registro dos novos nomes do cenário artístico do estado, selecionados por meio de edital e comissão julgadora formada por críticos de arte de reconhecimento nacional. “Temos procurado selecionar uma comissão julgadora com grande experiência em curadoria para poder dar mais visibilidade ao salão em âmbito nacional”, destacou o diretor da Galeria Trapiche, Paulo Melo Sousa.

Para o presidente da Func, Marlon Botão, a expectativa para o próximo salão é ampliar a premiação e a participação dos artistas. “Vamos dar continuidade ao trabalho realizado na gestão anterior do Francisco Gonçalves e já estamos trabalhando para garantir a realização do próximo Salão no intuito de fomentar a participação dos artistas e consolidar o evento no cenário nacional”, afirmou Botão.

Durante o coquetel de lançamento do catálogo, os artistas Erivelton Viana e Áurea Maranhão realizaram as performances “TRANSfigura#2” e “Fissura no Tempo”, que fazem parte do Salão de Artes, além da exibição do filme sobre o processo de organização e curadoria do evento, com direção de Edemar Miqueta e Evandro Martin. Os visitantes receberam cédula de votação para escolha da melhor obra pelo júri popular que será revelada no final do período da exposição, em abril.

Para a estudante de Comunicação, Kamila Almeida, o diálogo entre as diferentes linguagens foi um diferencial no evento. “É interessante observar como o uso de vários suportes, como vídeo e performances, tem sido uma nova maneira dos artistas visuais expressarem suas artes e usar as diferentes linguagens para comunicar o que é contemporâneo”, disse.

O escritor e crítico de arte, Ubiratan Teixeira, foi homenageado, em memória, no catálogo do salão, pela colaboração que teve na consolidação do evento.

SALÃO DE ARTES VISUAIS

O Salão é o maior evento do gênero, em todo o Maranhão, oferecendo premiação total de 56 mil reais. A exposição das obras selecionadas ficará aberta até o dia 30 de abril de 2015, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Avenida Vitorino Freire, s/nº, Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração), com visitação gratuita.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.