Prefeitura de São Luís realiza cirurgia neuroendoscopia inédita na rede pública municipal

A Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (23), mais um procedimento inédito na rede municipal de Saúde. A neuroendoscopia para tratamento de uma hidrocefalia, denominada de terceiro-ventriculostomia endoscópica, aconteceu no Hospital da Mulher, unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A oferta do novo procedimento é fruto dos investimentos que vêm sendo realizados pela gestão do prefeito Edivaldo no sistema de saúde da capital. Com os investimentos que incluíram melhorias e ampliação da infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e a ampliação dos serviços, o Hospital da Mulher é hoje referência em neurocirurgia.

Para a realização da cirurgia, a Prefeitura de São Luís adquiriu um equipamento de alta tecnologia. O aparelho, considerado pelos especialistas um dos mais modernos, funciona como um GPS, gerando imagens tridimensionais (3D), guiando os médicos através de um visor que aponta a localização da incisão com precisão milimétrica. O procedimento consiste na introdução minimamente invasiva do endoscópio.

O prefeito Edivaldo enfatiza que a saúde é uma das áreas prioritárias para a gestão e reforça que a intenção do poder público municipal é oferecer um atendimento digno à população. “Com muito trabalho e planejamento, estamos avançando cada vez mais na área da Saúde. São investimentos que têm possibilitado a ampliação do alcance dos nossos serviços, permitindo que cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade na rede pública”, destacou Edivaldo.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, reforça os investimentos que vêm sendo realizados na área. “A vida é o nosso bem mais precioso. Cada paciente que chega na unidade de saúde é uma vida que chega em nossas mãos e nossa intenção é oferecer o nosso cuidado, que vem sendo aprimorado, pois a gestão do prefeito Edivaldo tem priorizado o atendimento com o aperfeiçoamento dos serviços”, disse.

A cirurgia para tratamento de hidrocefalia já era realizada na rede municipal de saúde através do método tradicional, com a colocação de um cateter e válvula para drenagem do líquido produzido dentro do cérebro. O neurocirurgião, Gelson Soeira, destacou os benefícios do novo procedimento. “Esse novo procedimento reduz a possibilidade de sequelas ou outras complicações decorrentes de intervenções complexas nessas regiões cerebrais”, disse o especialista.

“Hoje, podemos fazer praticamente todos os procedimentos neurocirúrgicos aqui no Hospital da Mulher. Com o apoio da Prefeitura de São Luís, estamos tendo todo o aparato médico e tecnológico para realizar cirurgias cada vez mais complexas”, completou o médico, avaliando positivamente os investimentos do poder público municipal na área.

Hospital da Mulher passa a ofertar cirurgia neuroendoscopia para tratamento de hidrocefalia

De acordo com o diretor geral da unidade, Deusdede Fernandes, o procedimento vai atender a uma demanda que existe pelo procedimento. “Esse é um procedimento inédito na rede municipal de saúde, nossa proposta é oferecer esse serviço aos pacientes que estão precisando. Esse hospital começou a realmente funcionar na gestão do prefeito Edivaldo e hoje, graças a esse trabalho, somos referência em neurocirurgia”, destacou.

O paciente, Rughere Pestana, 24 anos, apresentava sintomas como dor de cabeça persistente e progressiva, tontura, alteração visual e ânsia de vômito. A mãe, Gilcilene Pestana, 44 anos, disse que apesar de ser ansiosa, estava tranquila com o procedimento. “Confio demais nos profissionais que estão conduzindo esse procedimento e dou graças a Deus por tudo estar dando certo, pois eu já não sabia o que fazer com meu filho com tantas dores. Desde que chegamos aqui estamos sendo muito bem atendidos”, disse.

MAIS AÇÕES

Outro procedimento novo realizado no Hospital da Mulher é a cirurgia endoscópica de coluna, indicada principalmente para pacientes com hérnia de disco. A técnica, de mínima invasão, possui, entre as vantagens, um tempo menor de recuperação em relação à cirurgia tradicional.

A cirurgia endoscópica de coluna e a terceiro-ventriculostomia endoscópica comprovam os avanços que vêm sendo realizados na saúde municipal, especialmente no Hospital da Mulher, completamente reestruturado na gestão do prefeito Edivaldo. A unidade de saúde passou por reformas estruturais, além da a qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher. O trabalho resultou no reconhecimento, pela Câmara Federal, da unidade como Hospital Amigo da Mulher.

Além disso, desde 2016 o hospital é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. A habilitação confirma que o Ministério da Saúde reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionado maior qualidade no atendimento da rede municipal de saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.