Prefeitura de São Luís inicia mais uma etapa da obra do novo Hospital da Criança

Dando prosseguimento ao cronograma da obra de reforma e ampliação do novo Hospital Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança, a Prefeitura de São Luís iniciou nesta sexta-feira (29) a segunda etapa da concretagem da laje, uma área de 600 metros quadrados que corresponde ao nível do Centro Cirúrgico. A reforma da unidade, que vai transformá-la em um novo hospital, está sendo executada em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado.

A obra vai permitir total reestruturação da unidade de saúde com a ampliação da capacidade de atendimento, que será dobrada; ampliação da oferta de leitos e novas especialidades médicas, em um espaço moderno e melhor equipado para atender o público infantil. O hospital, que fica no bairro da Alemanha, passará a ter quatro andares.

Serão mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai ganhar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, além de serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, informou que os serviços seguem o cronograma definido pela Prefeitura e Governo. Em fevereiro será iniciada a terceira etapa da obra que é a concretagem da segunda laje. “No momento a Prefeitura está com duas frentes de trabalho no hospital. A primeira trabalha na concretagem da laje e a outra equipe já está tralhando para avançar na terceira etapa com a construção de formas para pilar, corte e dobra de ferragem”, contou o secretário.

CONVÊNIO

Estão sendo investidos na reforma e ampliação da unidade cerca de R$ 14 milhões, sendo que deste valor R$ 10 milhões são por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, em ato ocorrido em outubro passado.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, com os novos serviços que passarão a ser oferecidos no hospital, as crianças internadas no local não precisarão mais ser transferidas a outras unidades. “Além de prestarmos um atendimento mais humanizado e melhor aparelhado, o novo Hospital da Criança vai atender aos pacientes infantis na sua integralidade, proporcionando resolutividade à maioria dos casos que receber”, reafirmou a secretária.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.