Prefeitura de São Luís anuncia início do serviço de coleta seletiva domiciliar por agendamento

A coleta seletiva porta a porta se tornará realidade em São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Junior anunciou que o serviço começa a ser prestado na segunda quinzena deste mês. A implantação da coleta seletiva porta a porta faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo, reforçando os índices de reciclagem de São Luís, que hoje é o maior de toda a região Nordeste. População deve ficar atenta sobre como funcionará o serviço.

“A política de resíduos sólidos é um dos legados da nossa gestão. A desativação do Aterro da Ribeiro, realizado há quase cinco anos é o marco dos avanços dessa política que segue avançando e agora tem o reforço com a coleta seletiva porta a porta. Hoje, temos 17 Ecopontos em pleno funcionamento e outros que serão entregues ao longo deste ano onde a população já pode fazer a entrega dos materiais recicláveis. A coleta seletiva porta a porta vem para complementar e ampliar todo o trabalho que já desenvolvemos para fazer de São Luís uma cidade cada dia mais sustentável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Edivaldo.

COLETA SELETIVA

O serviço de coleta seletiva porta a porta funcionará por meio de agendamento. Será disponibilizado um número para o qual o cidadão poderá ligar ou mandar mensagem de texto, informando que dispõe de resíduo reciclável para a coleta. A partir disto, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana terá um prazo de três dias para recolher o resíduo na residência do cidadão. A coleta ocorrerá de segunda-feira a sábado.

Para ter acesso ao serviço, é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos básicos. É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. A partir disto, o interessado deve entrar em contato, informando o local de coleta e as demais informações solicitadas.

O serviço é exclusivo para os cidadãos, considerados pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura.

O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater na porta do cidadão para receber o material. No caso de quem mora em apartamento ou condomínio fechado, o agente de limpeza urbana responsável pela coleta irá pedir para a portaria interfonar. O veículo da coleta seletiva será devidamente identificado.

SAIBA MAIS

Como fazer a separação dos resíduos?

Os geradores domiciliares devem segregar os resíduos domésticos da seguinte forma:

– Recicláveis secos:

São os que podem ser reciclados, como papel e papelão limpo, plástico, vidro e metal. Estes resíduos são os que serão recolhidos pela coleta seletiva. Estes materiais podem ainda ser entregues voluntariamente em um dos Ecopontos de São Luís, que recebem ainda restos de materiais de construção, poda e capina e domésticos, lixo eletrônico, óleo de cozinha e outros resíduos.

– Não recicláveis/orgânicos:

São os indiferenciados, como louça, papel higiênico e fralda descartável, alimentos, como vegetais e frutas, além de palitos de madeira e papéis engordurados. Estes resíduos não poderão ser deixados em espaços públicos e precisam ser acondicionados em sacos plásticos e colocados na porta do domicílio apenas nos dias de coleta, cerca de duas horas antes da passagem do caminhão para o recolhimento.

SAIBA MAIS

Como solicitar o serviço da coleta seletiva?

Solicite a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, 1 saco de lixo grande.

Qual o número para agendamento?

(98) 99188-9990

Informe o local de coleta e as demais informações solicitadas.

Quem pode solicitar?

Os cidadãos, pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores.

Como é realizada a coleta do material?

Durante o atendimento pelo telefone, a sua coleta seletiva será agendada com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda-feira a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da coleta seletiva é devidamente identificado.

Fonte: Agência São Luís

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.