Praticar exercício físico no inverno pode aliviar as dores da fibromialgia

Quem sofre de fibromialgia sabe que, com a chegada do inverno, as dores nos tendões e articulações podem ficar mais acentuadas. Por isso, é importante que quem sofre com a doença dê atenção especial à prática de atividades físicas, que pode ser um grande aliado no alívio dos sintomas.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no País. Embora ainda não tenha cura para a fibromialgia, há muitas maneiras de atenuar seus efeitos.

Segundo a fisioterapeuta Mariana Schamas, a prática regular de exercícios físicos é indispensável no combate à fibromialgia.

? Além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. É importante, no entanto, ressaltar que esses exercícios devem ser orientados por um profissional qualificado.

De acordo com a SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor), estimular a prática da atividade física supervisionada é muito importante para os portadores do problema. Por isso, a SBED e a Zodiac Produtos Farmacêuticos, realizam mensalmente, todas as quintas-feiras e sábados, no Parque do Ibirapuera, a campanha “Caminhada Pare a Dor”, que tem o objetivo de mostrar o exercício físico como uma forma alternativa de tratamento

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.