Porto do Itaqui cada vez mais seguro

Nesta segunda-feira (29), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) entregou oficialmente ao complexo portuário do Itaqui um novo carro ABT (Auto Bomba Tanque). A iniciativa integra as ações do Termo de Cooperação celebrado entre a EMAP e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA).

Para o presidente da EMAP, Ted Lago, “o equipamento vem fortalecer ainda mais a parceria com o Corpo de Bombeiros, aumentando a capacidade de pronta resposta e a segurança de toda a comunidade portuária”.

“A 2ª Companhia do 1º BBM no Porto do Itaqui é referência nacional por ser a única a atuar exclusivamente neste ramo, não somente combatendo emergências, mas também na prevenção, treinamento e participação do planejamento de segurança de toda a área do porto”, afirmou o comandante, coronel Célio Roberto, no momento da entrega.

O veículo possui alta tecnologia para atuar no combate a incêndios, com capacidade de armazenamento de 5 mil litros de água, e de até 10 mil litros de líquido gerador de espuma,  para atender emergências envolvendo inflamáveis e combustíveis.

Investimento
A parceria com o Corpo de Bombeiros integra uma série de investimentos que a EMAP vem fazendo em segurança, com destaque para a obra de revitalização do sistema de combate a incêndio do Porto do Itaqui (berços 100 a 108), no valor de R$ 18,4 milhões.

Essa cooperação inter-institucional foi iniciada em fevereiro de 2015, com a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Itaqui. Na sequência, a EMAP criou sua primeira brigada de combate a incêndio, formada por 24 colaboradores da empresa, e intensificou as ações de educação e prevenção em segurança.

Localizada na área primária do Itaqui, a Unidade do Corpo de Bombeiros Militar está preparada para atuar no combate a incêndios, resgate e salvatagem de pessoas. Além disso, contribui ativamente para o planejamento e execução do Plano de Ajuda Mútua (PAM), que reúne um conjunto de empresas integrantes do Complexo Portuário de São Luís, e dá suporte às ações do CBMMA, localizado no Bacanga.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.