O Ministério da Justiça criou em 2014 o portal do consumidor – Consumidor.gov.br –uma plataforma pública e gratuita, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de problemas de consumo e esclarecimentos e a solução de conflitos de consumo de forma mais ágil e desburocratizada, por meio da internet. A participação das empresas no portal é voluntária e somente é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, e aceitem as condições de atendimento do portal.
A Cemar esteve por quatro semanas consecutivas em 1º lugar entre as empresas de energia elétrica analisadas, na categoria de satisfação do cliente no portal. Este destaque é o reflexo do compromisso da Companhia em ser uma empresa cada vez melhor para seus clientes e, do trabalho estratégico e incansável da área daLiderença jurídica, em acompanhar todas as reclamações dentro do prazo estabelecido pelo portal, 15 dias corridos, e tratar uma a uma de forma cada vez mais transparente, buscando sempre o melhor para os clientes.
Vale ressaltar que a Cemar foi a primeira empresa no estado do Maranhão a aderir à plataforma, em maio de 2017, que atualmente é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos.