Plenário aprova projeto que determina a instalação de banheiros químicos adaptáveis em eventos públicos

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta segunda-feira (02), o Projeto de Lei 184/2019, de autoria do deputado Edivaldo Holanda (PTC), que estabelece a obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos adaptáveis para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção em eventos públicos.

De acordo com o parlamentar, a aprovação do referido projeto é uma vitória para os portadores de deficiência e reflete um novo momento na sociedade. Pelo projeto, o número de banheiros a serem instalados nesses eventos deve ser em torno de 10% do número de participantes.

“Em São Luís acontecem muitos festivais de cunho religioso ou não, que aglutinam milhares de pessoas, principalmente, na orla marítima. Mas, não se observa, até agora, o cuidado com as pessoas que têm dificuldade de locomoção. E essa lei vem para corrigir essa distorção”, afirmou Edivaldo Holanda

Quem comemorou a aprovação da matéria foi a advogada Priscila Selares, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da seccional da OAB/MA. “É uma lei necessária, uma vitória para estas pessoas. Já existia uma norma federal em torno do assunto e, agora, em nível estadual, a questão é solucionada”, asseverou.

Quem também se mostrou satisfeito com a aprovação da lei foi Dilson Bessa, cadeirante e conselheiro municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. “É mais um avanço, mais uma conquista”, destacou.

A desobediência à referida lei levará a uma multa de R$ 5 mil. O próximo passo agora é a sanção da lei pelo governador Flávio Dino, etapa que o deputado Edivaldo Holanda diz que não irá demorar, por conta da sensibilidade do chefe do Executivo do Maranhão.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.