Parceria entre Vale e Governo do Maranhão prevê construção de escolas e laboratórios

O protocolo de intenções firmado entre o Governo do Maranhão e a Vale nesta semana vai render bons frutos para a educação dos maranhenses. Com o acordo, serão construídas, reformadas e ampliadas oito novas Escolas Dignas, instalados 12 laboratórios técnicos em unidades do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e assessoria técnico-pedagógica que será oferecida a escolas de 23 municípios.

O investimento total da parceria é de R$ 60 milhões e contempla também áreas como a de recuperação do patrimônio histórico de São Luís, com a adesão ao Programa Nosso Centro; diagnóstico de saneamento básico para São Luís e Raposa; segurança pública e educação. Para a construção e reforma de escolas, laboratórios e apoio técnico, serão R$ 16 milhões.

“É um investimento importante, um aporte de 16 milhões no Escola Digna que envolve a construção e reforma de escolas, formação de professores, assessoria técnico-pedagógica, incentivo a kits pedagógicos e a livros, recuperação de bibliotecas em 23 cidades. O Governo do Maranhão agradece esse apoio e tenho certeza que será muito importante”, afirmou o secretário de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

Serão contemplados com escolas novinhas e equipadas com mobiliário e poços artesianos os municípios de São Pedro da Água Branca, Iagarapé do Meio, Tufilândia e Vila Nova dos Martírios. Nos municípios de Arari, Monção e Bom Jesus das Selvas, serão reformados e ampliados o Centro de Ensino José Mota Amaral e o Centro de Ensino Luiz Sabry Azar. Em 23 municípios, haverá assessoria técnica para novos avanços na qualidade do ensino.

IEMA

O IEMA já tem benefícios da parceria com a empresa na unidade do Itaqui-Bacanga em São Luís. Além do prédio, construído graças a um outro protocolo de intenções firmado em 2017, os estudantes da unidade, que une o Ensino Médio um curso técnico, atualmente podem fazer cursos e estágios na área da empresa mineradora.

Ryan Gleyton, estudante da unidade, tem gostado da oportunidade de contato com o mercado de trabalho.

“Estamos tendo esse contato profissional, vivências profissionais, toda essa parceria, temos uma educação que já visa o mercado de trabalho. Então quanto mais cedo a gente tentar entrar em contato com essa vivência profissional, vai ser melhor, estaremos preparados para o que vier pela frente”, disse o estudante.

Um laboratório fruto da mesma parceria será inaugurado na unidade do IEMA do Itaqui-Bacanga já no mês de agosto. Com esse novo acordo, mais estudantes e unidades serão beneficiados.

“Essa segunda etapa da parceria com a Vale envolve investimentos em 12 laboratórios técnicos de nossas unidades do Itaqui-Bacanga, de Santa Inês e também da unidade São Luís -Centro, o que vai permitir que nós preparemos a juventude do Maranhão para o século 21”, disse o reitor do Iema Jhonatan Almada.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.