Os 15 países mais pobres do mundo

ão Paulo – No Catar, o PIB per capita está acima dos 100 mil dólares. Em 9 países do mundo, ele não chega a 1% disso.

Nesta semana, a Global Finance Magazine divulgou uma lista com 184 países e seu respectivo PIB per capita corrigido pela paridade de poder de compra.

A PPP usa como base o real custo dos preços e serviços, como se todos os países tivessem uma moeda comum, e não o valor nominal dado pelas taxas de câmbio, que são voláteis e dão um peso desproporcional para quem tem moeda forte.

No topo da lista, petro-estados e nações da Ásia e Europa, além de Estados Unidos e Canadá. Entre os 15 últimos, países africanos e um do Oriente Médio (o Afeganistão).

Todos têm economias agrícolas informais e pouco complexas com baixos índices de desenvolvimento humano, mas pelo menos alguns estão conseguindo crescer de forma vigorosa.

Veja a seguir os 15 países mais pobres do mundo com a medida de PIB per capita do FMI (Fundo Monetário Internacional) corrigido pela PPP estimada de 2013, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU (Organização das Nações Unidas) e a taxa de crescimento da economia em 2014:

Tópicos: Rankings, Listas, Riqueza, África, Zimbábue

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.