Novo laudo aponta condições favoráveis de balneabilidade na maior parte das praias da Ilha

O laudo semanal de balneabilidade divulgado pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), aponta que dos 21 pontos monitorados das praias da Região Metropolitana de São Luís, 14 estão próprias para o banho. O alto nível de praias próprias vem se mantendo regular há cerca de três meses, desde que o Governo do Estado inaugurou importantes obras do programa ‘Mais Saneamento’.

 

Depois de passar semanas com as praias 100% próprias para banho, o novo laudo identifica níveis não aceitáveis em set pontos, dentre eles todos os aferidos na praia da Ponta d’Areia e um no Araçagi (em frente ao Bar Novo Point). Diante desse cenário, uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi montada para averiguar as possíveis causas do resultado, já que não foi verificado nenhum extravasamento nas redes de esgotos da capital.

 

Equipes de fiscalização já estão em campo, principalmente na área da Ponta d’Areia, para garantir a volta dos índices de balneabilidade. “Os níveis altos de contaminação são devido à presença de esgoto sanitário lançado em desacordo com a Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 430/2011. O que alterou as condições de balneabilidade nessa região. Mas o trabalho continua e buscamos reverter esse quadro”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

 

Além disso, a Caema segue com obras aceleradas para a substituição de linhas de esgotos sucateadas – principalmente as da avenida Daniel de La Touche que datam da década de 1980 – para garantir melhor interceptação e consequente balneabilidade das praias. A otimização de algumas elevatórias e a manutenção regular de bueiros estão sendo permanentes para garantir a limpeza dos rios de São Luís. Ao todo, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 300 milhões no programa ‘Mais Saneamento’.

 

Transparência

Desde o início da divulgação dos laudos de balneabilidade realizados pela Sema, o Governo do Estado ressaltou que trabalhará com muita transparência para informar a população de São Luís sobre a realidade das praias. “Se e quando houver problemas reais, colocaremos as bandeiras vermelhas e não verdes nas praias. Como, aliás, já fizemos algumas vezes”, avisou o governador Flávio Dino.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.