MEIO AMBIENTE Comarca de Itapecuru apresenta projeto “Teia de Sustentabilidade” em audiência pública

Será realizada na terça-feira, 26, na Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, às 18h, Audiência Pública aberta à comunidade sobre o projeto “Teia de Sustentabilidade”, desenvolvido pela 2ª Vara da comarca com parceiros institucionais. O projeto, em execução, objetiva prevenir e combater a poluição, resgatar a qualidade do meio ambiente, promover a saúde e a inclusão social, a fim de assegurar à sociedade itapecuruense o uso racional do ecossistema.

A audiência integra as atividades do Projeto “Teia de Sustentabilidade”, que se estendem até o dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o debate público, a juíza da 2ª Vara, Mirella Cezar Freitas, dará conhecimento ao público do trabalho conjunto que vem sendo feito na implementação do projeto na cidade e representantes de instituições parcerias vão apresentar resultados das ações já realizadas.

Vão participar da audiência o desembargador Jorge Rachid Maluf, presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão; o juiz Douglas Martins (Vara de Interesses Difusos da Comarca da Ilha), as juízas Laysa de Jesus Paz Martins Mendes (1ª Vara) e Edeuly Maia Silva (3ª Vara) e a promotora de Justiça Carla Pereira Alencar.

Autoridades políticas da região confirmaram presença: o presidente da Câmara Municipal, Carlos Júnior; o deputado Wendel Lages; o secretário estadual de meio ambiente, Rafael Ribeiro; o presidente da FAMEM, Erlanio Xavier e os secretários municipais educação (Maria do Socorro Fonseca), assistência social (Maria Francisca Fonseca) e meio ambiente (Mubaraki Trabulsi) de Itapecuru.

Também estarão presentes os secretários de meio ambiente de Chapadinha, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Matões do Norte, Coroatá e Urbano Santos e representantes da Cooperativa de Catadores de Recicláveis, da Economia Solidária, Associação Comercial e da Cooperativa de São Luis e IFMA.

PARCERIAS – São parceiros no projeto Teia de Sustentabilidade a Escola Superior da Magistratura e Núcleo de Gestão Socioambiental (TJMA); o Ministério Público Estadual (2.ª Promotoria de Justiça de Itapecuru); a Secretaria de Meio Ambiente e do Trabalho do Estado; a Prefeitura Municipal; a Câmara de Vereadores; a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis e a Associação Comercial da cidade.

O empresariado local também contribui com a separação de resíduos sólidos e descarte do material destinado à produção de renda para os catadores de produtos recicláveis. Colaboram com o projeto as empresas locais: Magazine Vilhena, Eletrolar, Armazém Paraíba, Landry Móveis, Casa do Babaçu, Mercantil Santa Cruz e Mercantil Jesus.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.