Maranhão sedia reunião nacional do Programa de Regionalização do Turismo

Reforçar o diálogo e aprimorar a articulação entre todas as 27 unidades da Federação, esse é o objetivo da 32ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que vai acontecer em São Luís.

O evento organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) acontecerá durante os dias 02 e 03 de outubro, no Grand São Luís Hotel, em São Luís, as 9h. Nos dias 03 e 04 de outubro, na cidade de Barreirinhas (MA), será dada a continuidade ao evento com a visita técnica dos representantes do Ministério do Turismo e dos interlocutores estaduais do setor turístico.

Durante o evento, serão apresentados temas de relevância para o setor, dentre eles: ações do Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo em 2019, do Departamento de Pesquisas com a Categorização do Mapa do Turismo, do Departamento de Cadastramento (CADASTUR), a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2020, além do case de sucesso promocional e institucional da Chapada das Mesas.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, explica que pela primeira vez o Maranhão vai sediar essa reunião, o que demonstra o reconhecimento, por parte dos outros estados, dos avanços da regionalização do estado.

“Ficamos satisfeitos de termos sido aclamados, de forma unânime, para sediar essa reunião estratégica da regionalização de todo o Brasil. A estruturação de destinos, a qualificação e diversificação da oferta turística do país, o fortalecimento das instâncias de governança regionais e a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro são alguns dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que serão discutidos na nossa capital” reforçou o gestor da SETUR.

Na oportunidade, também acontecerá a visita técnica à cidade de Barreirinhas, com apresentação do Voucher digital do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na ocasião, o atual coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luís Matias, irá apresentar os resultados das negociações para a concessão do Parque Nacional. 

A reunião contará com a presença dos interlocutores com a prefeitura de Barreirinhas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação de Empresários de Barreirinhas, Associação de Guias dos Lençóis e a Superintendência Lençóis e Delta e técnicos da Setur.

“O encontro será uma excelente oportunidade para discutir os diversos temas que permeiam o setor. Sabemos da necessidade de um alinhamento e do avanço da Política Nacional de Turismo. Nosso trabalho também é contribuir com esse processo e buscar soluções para os desafios identificados”, declarou a Superintendente de Regionalização do Estado do Maranhão, Gloria Pinto.

Papel dos interlocutores

De acordo com o Ministério do Turismo, “os interlocutores têm papel fundamental na implementação do Programa. São eles que recebem as orientações do MTur para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. 

Eles atuam de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação. A mobilização dessa rede busca estimular o fortalecimento dos processos de planejamento e gestão participativos do turismo; promover as articulações necessárias para a estruturação dos destinos turísticos; disseminar as diretrizes e estratégias sob a ótica do PRT; incentivar a criação de espaços para troca de experiências e inteligência de mercado.

A 32ª Reunião será aberta pelo Secretário do Turismo do Estado do Maranhão, Catulé Júnior; contará com a participação dos representantes do MTur; a diretora do departamento de Ordenamento do Turismo, Silvana Melo do Nascimento; a coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, e interlocutores estaduais do setor turístico de todas as 27 Unidades da Federação. Na solenidade de abertura acontecerá a apresentação cultural do tambor de crioula União de São Benedito, fundado por Mestre Felipe.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.