(Por Alteré Bernardino)
Manifestando sua preocupação com a questão de mobilidade urbana do município, por meio de implantação e instalação de malha cicloviária, com objetivo de interligar bairros é o objeto de inspiração de uma indicação de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), cujo encaminhamento está sendo feito pela Câmara Municipal ao governador Flávio Dino. Em sua proposta ele pede que o governante inclua no seu Plano de Metas do Governo.
O parlamentar do PSDB assinala em sua proposta que na sua solicitação que nela “inclui-se a interligação de rotas entre os bairros, procurando tornar mais seguras as intersecções de vias, onde os riscos com acidentes são mais frequentes, possibilitando ainda a conexão com terminais de integração do transporte urbano, inclusive disponibilizando estacionamentos para bicicleta”.
Justificando que a implantação desse sistema se constitui em avanços em termos de políticas públicas para solucionar as dificuldades de mobilidade urbana nos grandes passam pela inclusão de ciclovias integradas ao cotidiano das cidades, o vereador pedetista acrescenta: “as bicicletas, como meio de transporte no ambiente urbano, surgem como uma alternativa ambiental sustentável e inclusiva”.
Para o representante da social democracia no parlamento Ludovicense “a medida contribuirá com o desenvolvimento sustentável, atendendo aos critérios de mobilidade, acessibilidade e uma vida inclusiva e saudável, o que contribuirá com um trânsito mais seguro proporcionando grande alcance social”.
Dando continuidade aos benefícios da implantação e instalação de malha cicloviária, Josué Pinheiro acentua que “podemos afirmar que as bicicletas são ideais para deslocamentos curtos e, até alcançar distâncias mais longas se associadas a outros modais de transporte”. E, para finalizar ele acentua que “sugerimos que a proposta seja viabilizada dentro do Plano de Metas Emergenciais do Governo, considerando a sensibilidade e compromisso da gestão estadual com os anseios de toda a população, no que se refere a parceria institucional entre os níveis estadual e municipal com vistas a mobilidade urbana da capital maranhense”.