LANÇAMENTO DA COLEÇÃO “AZULEJOS” ALUSIVA AOS 410 ANOS DE SÃO LUÍS

EDIÇÃO ESPECIAL E LIMITADA DE REVESTIMENTOS EXCLUSIVOS DO GRUPO POTIGUAR E PIERINI

A sede da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH) na Rua Portugal, no Centro histórico de São Luís, foi palco do evento que apresentou a coleção “Azulejos”; revestimentos cerâmicos fabricados sob demanda pelo Grupo Potiguar, em edição limitada, para celebrar os 410 anos de São Luís.

O lançamento aconteceu na última quinta – fera (22.09) e contou com a presença do Prefeito e Vice Prefeita de São Luís, Eduardo Braide e Esmênia Miranda; do Sec. Estadual José Reinaldo Tavares (SEDEPE); da Pres. da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH) Kátia Bogéa, do Sec. Munc. de Cultura Marco Duailibe, além de lideranças empresariais e profissionais de arquitetura, designer e decoração.

Trata-se de uma edição limitada de quatro azulejos com inspiração colonial, com nomes de cidades portuguesas. Essa coleção foi desenvolvida pela fábrica Pierini sob encomenda para o Grupo Potiguar. E  já está à vendas em todas as lojas do Grupo, em São Luís, Imperatriz e Bacabal. É uma oportunidade para os maranhenses usarem algo tão bonito e ao mesmo tempo tão histórico, nos mais diversos ambientes.

“Essa ação é mais uma declaração de amor à capital São Luís, cidade que nos acolheu e onde há 41 anos iniciamos a Potiguar, uma empresa genuinamente maranhense. Temos muito orgulho das belezas locais e da nossa cultura, e nesse ano em que São Luís completa 25 anos do título de Patrimônio Mundial, criamos essa coleção para que todos que quiserem, possam levar a beleza colonial para suas casas” declarou o Presidente do Grupo, Marcelo Júlio Vieira Brasil.

Marcelo Brasil agradeceu a parceria da Quadrante Designer na concepção do projeto, que foi abraçado também pelo Prefeito Eduardo Braide e pela Pres. da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH) Kátia Bogéa.

“Quando o poder público e a iniciativa privada se juntam, o resulto é esse, uma cidade melhor e mais bonita. A Potiguar está de parabéns por acreditar em São Luís e nos dar esse presente, e nada mais representativo que os nossos azulejos” disse o Prefeito Eduardo Braide.

“Graças aos azulejos, Somos uma Lisboa depois do Atlântico. E que bom termos uma empresa como a Potiguar, que apoia a nossa cultura e ajuda na valorização do nosso patrimônio dentro das suas ações de responsabilidade social” completou Kátia Bogéa.  

A coleção de revestimentos temáticos é composta por quatro modelos de azulejos no tamanho de 15 cm x 15 cm, com nomes alusivos às cidades portuguesas: Loures; Cairas, Sines e Lagos. E são ideais para uso em piscinas, lareiras, fachadas, churrasqueiras, cozinhas, banheiros, áreas externas e internas.

Para que as pessoas possam ter mais ideias de como usar os azulejos, arquitetos da cidade foram convidados para criar projetos com esse material. A dupla Marcos Morais e Marina Bogéa aplicou o modelo Loures para criar um charmoso lavabo. A arquiteta Mylena Rabelo projetou uma moderna sala de estar usando o modelo Sines. Raquel Pflueger aplicou o modelo Cairas em uma parede no Jardim. Já a dupla Natália Brasil e Júnior Aires (Aires Brasil Arquitetura) escolheu o modelo Lagos para a Cozinha Potiguar, espaço que fica na Potiguar do Cohafuma. A empresa também fez uma doação para a Prefeitura, que aplicou os 4 modelos em banheiros de prédios públicos, como a sede da (FUMPH).

Segundo historiadores, os azulejos coloniais portugueses além de lindos, serviam para minimizar a sensação térmica, reduzindo o calor nos imóveis. Os portugueses resolveram revestir as fachadas com azulejos, pois esse era o material que mais atenderia às condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e às fortes chuvas do verão, funcionando como um isolante térmico. Eis agora, quatro belas opções de azulejos para quem quiser deixar um ambiente mais moderno e mais agradável, com melhor sensação térmica, além de muita durabilidade.  

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.