Lançado aplicativo SEAP Online para visitas sociais virtuais entre detentos e familiares

Fonte: SEAP 
Texto: Camilla Andrade
Fotos: Clayton Monteles 

A Secretaria de Estado Administração Penitenciária (SEAP) ampliou a comunicação entre os detentos e suas famílias com a criação do aplicativo SEAP Online. A plataforma, totalmente digital, é mais uma forma de acesso dos visitantes e familiares, via smartphone, devido a suspensão das visitas presenciais durante a pandemia da Covid-19.

Disponível na loja virtual Play SEAP, para celulares com sistema Android 5.1 ou superior, o download do SEAP Online é gratuito e apresenta todas as ferramentas para cadastro, agendamento das visitas, aprovação e acesso por chamada de vídeo no dia e horário programado.

“O desenvolvimento do app SEAP Online se torna mais uma opção aos familiares, com mais praticidade, tendo em vista que as visitas virtuais sociais, agora, também, podem ser agendadas via smartphone. Desta forma, garantimos mais agilidade, controle e eficiência na prestação do serviço, pois apesar da pandemia, utilizamos a tecnologia para não deixar de garantir as visitas sociais”, disse o secretário de Estado Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

Com a implantação do aplicativo SEAP Online, as visitas virtuais sociais continuam sendo realizadas com agendamento pelo site da pasta. Ambos foram desenvolvidos pela Coordenação de Desenvolvimento de Sistema (CDES) setor da própria secretaria.

Pelo site da SEAP, até este mês, já foram agendadas e realizadas 4.594 visitas sociais virtuais, o que representa 66,5% do total de solicitações. Sendo contemplados mais de 3.000 internos e seus familiares. As visitas virtuais acontecem nas 45 Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs), além das 7 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs).

O aplicativo SEAP Online também é mais uma opção aos usuários que não utilizam o aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp. Tendo em vista que, nas visitas agendadas pelo site, é necessário fazer uso do aplicativo de mensagens.  

O acesso ao aplicativo está disponível para todos os visitantes que possuem cadastro regular junto a Supervisão de Atendimento às Famílias (SAF). “Com a disponibilidade do aplicativo, já estamos recebendo e ajudando os familiares que estão com dúvidas sobre o uso da ferramenta, explicamos tanto como baixar no celular e também como utilizá-lo”, explicou a supervisora da SAF, Ellis Regina Nascimento.

A saudade e a distância dos familiares estão sendo amenizadas, neste momento, com o uso da tecnologia e a criação, pela SEAP, da visita social virtual, tanto pelo site como pelo aplicativo. “O uso do aplicativo tem sido mais uma oportunidade para que possamos falar com os nossos familiares e ainda nos ajuda no cuidado com a doença, já que, agora, do celular, conseguimos falar com eles e ainda nos resguardamos em ter de sair de casa devido à pandemia”, contou Ricardo Gregory Rocha, 31 anos, que agendou visita social virtual para falar com seu tio que está privado de liberdade.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.