O Núcleo de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Maranhão vai iniciar no dia 3 de agosto um treinamento no Calhau Praia Hotel, em São Luís, com magistrados e servidores das comarcas do interior. O objetivo é apresentar as normas e procedimentos constantes no “Guia de Boas Práticas”, manual com a rotina das secretarias judiciais, a ser aplicado nas varas e juizados de todo o estado.
O treinamento acontecerá sempre nas segundas e sextas-feiras do mês de agosto, com a participação do juiz, do secretário judicial e do “gestor” de cada secretaria judicial. Cada juiz vai escolher um coordenador, que pode ser um técnico ou auxiliar judiciário, para também participar do treinamento. Este terá o papel de gestor e a missão de disseminar a implantação do guia na comarca.
Na programação do treinamento de apresentação do guia de boas práticas estão assuntos como mudança organizacional, liderança, motivação, oficinas de trabalho, entre outros. O treinamento tem início às 8h30. Neste primeiro momento, os pólos de Imperatriz e São Luis não participarão do treinamento. Para estes pólos, uma nova data será marcada.
“Os servidores e magistrados dos outros pólos foram convocados, através de ofício via e-mail e contato telefônico, para o treinamento”, explica a analista judiciária Katy Nogueira, integrante do Núcleo de Gestão Estratégica.
“O guia de Boas Práticas” foi elaborado pela equipe do Núcleo, com o auxílio de secretários judiciais das varas cível, criminal, de família e de juizados, sob a coordenação da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Sônia Amaral.
NÚCLEO – O Núcleo de Planejamento Estratégico tem entre suas atribuições a de planejar as ações do Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), implantado em março no Judiciário. O comitê executivo do Gespública, formado por sete servidores, trabalha na orientação dos demais servidores das diversas divisões do Tribunal a atuarem como multiplicadores do programa.