Intervenções respiratórias no pós-operatório são discutidas em ITZ

Divulgação / UFMA

O evento é realizado no Campus da UFMA e no auditório da Semus.

IMPERATRIZ – No Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), por mês, 130 pacientes necessitam de exercícios respiratórios, após serem submetidos às cirurgias. É para discutir as intervenções respiratórias no pós-operatório que estudantes e profissionais da área da saúde estão reunidos em Imperatriz na segunda edição da Jornada Multidisciplinar de Intervenções Respiratórias no Pós-operatório (JOMIRP).

Promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz, a jornada é uma das atividades promovidas pelo Projeto de Educação de Exercícios Respiratórios (PEER) e tem como objetivo debater o conhecimento das doenças respiratórias e a necessidade de atuação de uma equipe multidisciplinar no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais.

Durante a solenidade de abertura, realizada nessa terça-feira (23), a diretora em exercício da UFMA Imperatriz, Maria Neyrian Silva, destacou a importância de eventos científicos que visam aprimorar as experiências acadêmicas. “Que eventos como esse se tornem rotina na vida dos estudantes. O conhecimento não se adquire apenas nas salas de aula, mas extrapolando os muros da universidade”, afirmou.

Em seguida, o fisioterapeuta Anderson Batista ministrou a palestra “Diagnósticos por imagem das patologias respiratórias”. Os acadêmicos e profissionais que participam da programação esperam aperfeiçoar o conhecimento sobre as doenças respiratórias, visando atender pacientes que necessitam diminuir os riscos de complicações no pós-operatório.

Durante o todo o dia de hoje (24) foram realizadas oficinas no Campus do Centro. Os participantes puderam discutiram, entre outros temas, como se dá o processo de trabalho do enfermeiro ao prevenir, avaliar e saber quais atitudes devem ter com os pacientes, além de estabelecer terapia adequada e imediata, dependendo da doença do paciente.

A jornada encerra-se amanhã (25). Pela manhã serão oferecidos minicursos no Campus do Centro das 8h às 11h, e a tarde haverá palestras a partir das 14h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.