Inscrições e atualizações no Cadastro Único podem ser feitas pelo call center da Prefeitura de São Luís

As inscrições e atualizações no Cadastro Único já podem ser feitas por meio do call center (98) 3133-640, um serviço da Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com o Grupo Elo. Trata-se de uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, no sentido de continuar a ofertar ações assistenciais do município à população de baixa renda, especialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia da Covid-19.

Por meio do novo call center, os cidadãos podem ter acesso, ainda, a informações de programas como Bolsa Família (inscrição, bloqueio e desbloqueio), tarifa social de energia elétrica, passe livre para pessoas com deficiência, auxílio-funeral, auxilio-renda, auxilio-natalidade, denúncias de violação de direitos, entre outros. A central conta com um menu para escolha do tipo de atendimento desejado, como definir se o solicitante precisa de atendimento para os Cras ou Creas, ou escolher o tipo de suporte que precisa para cada um desses serviços. 

O call center funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem capacidade para receber até duas mil chamadas por dia. Ressaltando que o serviço não é terceirizado, ou seja, trata-se de uma equipe de profissionais e técnicos que atendia presencialmente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e que, agora, estão na central telefônica. Então, entende-se que estas medidas são um aprimoramento da política de assistência social, uma reinvenção dos serviços para melhor atender à população, para que em momento nenhum a população seja prejudicada.

“Desde o dia 23 de março, tão logo foram decretadas as medidas de isolamento social por causa da pandemia, quando foi preciso pensar as melhores formas de atender à população, a Prefeitura vem adotando ações estratégicas como estas, inclusive buscando parceria com a iniciativa privada. Hoje, por telefone, pode-se ter acesso tanto a serviços dos Cras quanto Creas, assim como do Cadastro Único. Desde então, já recebemos mais de oito mil ligações, isto é, oito mil atendimentos já foram realizados e, hoje, ampliamos a capacidade de atendimento para até duas mil ligações por dia”, explicou a secretária municipal Andréia Lauande (Semcas).

Fonte: Agência São Luís

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