ICE-MA DESENVOLVE PROJETO DIÁLOGOS NA ÁREA ITAQUI-BACANGA

O Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) iniciou a partir desta semana, na área Itaqui-Bacanga, mais uma etapa do projeto Diálogos,que tem como objetivo fomentar o diálogo intersetorial e a democracia participativa, possibilitando uma aliança estratégica entre empresas e organizações da sociedade civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento local do território.

A iniciativa será realizada em parceria com a empresa Vale, por meio de um processo formativo com duração de dois anos. Ao todo serão 25 empresas e 30 organizações sociais participantes que buscam o aprimoramento das atividades realizadas no trabalho nas áreas de gestão, sociopolítica e técnica, fortalecendo o papel estratégico de cada ator nas mudanças e transformações sociais.

Durante seu desenvolvimento, o projeto Diálogos pretende promover espaços de troca e de ação conjunta entre os setores, iniciar uma interface com o poder público municipal, favorecendo o diálogo e a articulação com os atores/líderes dos territórios. No primeiro ano será realizada a etapa de formação e sensibilização dos públicos-alvo com módulos teórico-prático, estreitamento de laços, integração e alinhamento conceitual. No segundo, será implementada uma agenda positiva no território por meio do acompanhamento de ações comuns e aproximação com o poder público.

Na grade do conteúdo a ser ministrado em 5 módulos pelos facilitadores do ICE-MA e consultores de São Paulo, estão a concepção de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, gestão estratégica (administração/R.S.E), diagnóstico institucional (empresas e organizações), concepção de democracia participativa, mapeamento do entorno, análise de cenários e tendências,análise de indicadores sociais (cidade e microrregião), elaboração de projetos, comunicação, mobilização social, entre outros.

Como resultado, as instituições da sociedade civil e empresas participantes do projeto sairão fortalecidas e conscientes de seus papéis, com vistas ao desenvolvimento sóciocultural do território, por meio de ações sistêmicas planejadas e alianças e parcerias estabelecidas.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.