Hemomar realiza Semana do Doador de Sangue em São Luís

A campanha tem como tema “Monte o seu time de doadores e participe. Compareça em uma de nossas unidades e marque um gol de solidariedade”, uma alusão à Copa do Mundo que ocorre neste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (21), às 8h30, uma blitz educativa na Avenida Daniel de La Touche, em frente a um shopping, no bairro Maranhão Novo, em São Luís, para marcar a abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A campanha tem como tema “Monte o seu time de doadores e participe. Compareça em uma de nossas unidades e marque um gol de solidariedade”, uma alusão à Copa do Mundo que ocorre neste ano. Uma ampla programação será realizada, de segunda-feira (21) a sábado (26), com foco especial no Dia D, na sexta-feira (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A blitz educativa no primeiro dia da campanha será realizada das 8h30 às 11h, no semáforo em frente ao shopping. Na oportunidade, haverá o trabalho de conscientização de pedestres e condutores sobre a importância da doação de sangue.

Na terça-feira (22), no Hemomar, os doadores terão acesso, pela manhã, a sessões de autocuidado, com massagem e maquiagem. Na quarta-feira (23), haverá apresentação musical. Na quinta-feira (24), a programação inclui, para os doadores, um momento de recordação intitulado “TBT com música e vídeo de retrospectiva dos doadores”. E, na sexta-feira (25), Dia do Doador, será o Dia D, com uma programação especial com voz e violão, pela manhã, e, no período da tarde, o momento do bolo com os doadores no Hemocentro.

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem entre 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Fonte: G1 MA

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.