Helena Duailibe participa da instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara de São Luís

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade), procuradora da Mulher na Assembleia, participou, na tarde desta quinta-feira (3), da solenidade de instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São Luis, em que foi empossada, como procuradora, a vereadora Bárbara Soeiro (PSC). O evento reuniu mulheres de todas as estratificações sociais e a parlamentar, que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa e que já foi vereadora da capital maranhense, afirmou que agora o Legislativo Municipal tem um forte instrumento de defesa da mulher.

“Parabenizo  o presidente da Câmara de São Luis, vereador Osmar Filho, que possibilitou a criação da Procuradoria da Mulher, assim como a vereadora Bárbara Soeiro, de quem fui companheira de plenário e sou conhecedora de sua incansável luta em defesa dos direitos da mulher. Enriquece a Câmara, enriquece a nossa luta, a luta da mulher maranhense”, disse Helena Duailibe.

Deputada estadual licenciada, a secretária estadual da Mulher, Ana do Gás (PC do B), afirmou que esse é um dos pontos positivos da Câmara Municipal, no ano em que completa quatro séculos de existência. Lembrou que a Assembleia Legislativa foi a primeira casa parlamentar a criar tal Procuradoria, cargo que foi  ocupado, inicialmente, pela então deputada Valéria Macedo. Ela disse que isso representa um grande avanço para a Câmara.

Como primeira procuradora da Mulher na Câmara, Bárbara Soeiro afirmou que, agora, o Legislativo Municipal tem um espaço de construção de políticas para as mulheres. Agradeceu o apoio e o empenho do presidente da Casa, Osmar Filho, e o alinhamento de todos os colegas para que possa exercer esse papel dentro das prerrogativas que estabeleceu.

A primeira-dama do município, Camila Braga, ressaltou que a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal servirá para fortalecer os laços entre  o Legislativo e o Executivo. Destacou o trabalho da vereadora Bárbara Soeiro, afirmando ter convicção de que ela realizará um excelente trabalho à frente dessa nova unidade da Câmara.

Para a vereadora Concita Pinto (PEN), a Procuradoria da Mulher vem fortalecer as ações femininas em defesa do gênero, lembrando que hoje a mulher saiu de casa para ser protagonista das políticas públicas. Afirmou que estará total apoio à sua colega Bárbara Soeiro na definição das políticas de defesa da mulher.

Se dizendo emocionada, Maria de Jesus Costa Almeida, que preside a Associação das Profissionais do Sexo e coordena a Rede Brasileira do Trabalho de Prostituição Feminina, afirmou que a criação de Procuradoria da Mulher na Câmara vem mostrar a força da mulher e criar um amplo espaço para todas aquelas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. Ela afirmou que isso é um grande avanço do Legislativo da capital.

Para o presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), a Casa que dirige dá mais um salto e se soma agora às casas legislativas que já contem com esse instrumento, a exemplo da Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Destacou que as mulheres que compõem o Legislativo de São Luis são de luta, extremamente representativas e assegurou que a vereadora Bárbara Soeiro saberá exercer seu papel com extrema competência, na condição de Procuradora.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.