Redes Sociais

Governo vai implantar um campus da Uema em Codó

O Governo do Estado vai implantar, ainda este ano, um pólo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no município de Codó. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), pelo vice-governador João Alberto de Souza e pelo secretário de Estado de Educação, César Pires, na abertura da quarta etapa do programa “Seduc Itinerante”, no Centro de Ensino Ananias Murad. Na oportunidade, eles anunciaram ainda a construção de uma escola profissionalizante em tempo integral e a realização de obras em diversos setores.

Representando a governadora Roseana Sarney, João Alberto disse que o campus da Uema em Codó será uma unidade de referência na capacitação da mão-de-obra maranhense para aproveitar as oportunidades de trabalho e renda que surgirão com a implantação de grandes projetos, como a refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira. O empreendimento vai gerar cerca de mais de 100 mil empregos diretos.

“Serei grato eternamente à governadora Roseana Sarney por ter autorizado a implantação da Uema em Codó”, afirmou César Pires ao anunciar a concretização de um antigo sonho de todos os codoenses. Ele revelou que a governadora assumiu o compromisso de proferir a aula inaugural do 20º campi da universidade instalado no estado. “Este é um momento histórico para a vida acadêmica da cidade”, disse o secretário.

César Pires disse que estava materializando um sonho que começou em 2003, lembrando que na época, como reitor da Uema, não teve as condições necessárias para instalar a universidade em sua terra natal. Ele ressaltou que, embora o projeto tenha sido adiado, permaneceu aliado da governadora, que agora lhe ofereceu a oportunidade de ser secretário de Educação e concretizar o sonho de todos os codoenses.

“O campus da Uema nos traz um sentimento de liberdade e de construção do saber, como pressuposto básico de qualquer desenvolvimento”, disse César Pires, lembrando várias obras criadas na Assembléia Legislativa.

O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, salientou que o campus integra o plano de expansão da universidade para ampliar o acesso aos cursos de nível superior. Ele observou que essa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e com o apoio da https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistração do prefeito Zito Rolim, materializa o projeto da Uema para Codó.

 

Obras

Ao final da solenidade, o vice-governador João Alberto anunciou ainda a realização de obras na Região dos Cocais nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, frisando que técnicos estão fazendo os levantamentos necessários para viabilizar sua execução.

Ele também anunciou a promoção de 179 professores dos municípios da Região dos Cocais, representados simbolicamente no evento por Ana Lucia Gonçalves Neves, Marlene Paz e Albina Maria Oliveira.

César Pires anunciou ainda que a governadora Roseana Sarney determinou a construção de uma escola profissionalizante em tempo integral em Codó – nos moldes das de São Luís e Imperatriz – e de uma escola de ensino médio com 12 salas de aula e quadra poliesportiva coberta no povoado Cajazeiras.

O programa “Seduc Itinerante” teve continuidade no turno vespertino, quando as equipes técnicas da Secretaria se reuniram com gestores, professores e diretores de 19 escolas da Unidade Regional de Educação de Codó. Diversos temas foram abordados e as demandas encaminhadas à Seduc para serem viabilizadas.

O deslocamento do grupo https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrativo da Seduc às cidades do interior do Estado tem a finalidade de construir um novo modelo de gestão educacional, baseado na aproximação com diretores e corpo docente das unidades escolares dos municípios.

As reuniões do Seduc Itinerante já foram realizadas nas UREs de Itapecuru-Mirim, Rosário, Chapadinha e Codó. Os próximos encontros estão previstos com as equipes de Caxias, Balsas, Bacabal, Imperatriz, São João dos Patos, Pinheiro e Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *