Governo realiza webconferência sobre Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará, na próxima terça-feira (9), às 10h, webconferência sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). O intuito é fortalecer a mobilização dos professores para participarem da OLP.

Aberta a professores de Língua Portuguesa, gestores e supervisores escolares, a webconferência será dirigida aos articuladores da OLP nas Unidades Regionais de Educação (UREs) e Secretarias Municipais de Educação.

Além da apresentação de estratégias para a mobilização dos professores, também serão compartilhadas orientações gerais sobre o processo de inscrição, monitoramento de adesão das secretarias e de inscrição dos docentes, operacionalização das oficinas nas escolas, possibilidades formativas oferecidas pelo portal Escrevendo o Futuro, bem como a relação entre a OLP e a melhoria da proficiência dos alunos em leitura e escrita, com vistas à participação nas avaliações externas, caso da Prova Brasil.

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, voltado à formação de professores de Língua Portuguesa das redes públicas de ensino.

O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Inscrições
As inscrições para a OLP estão abertas até o dia 30 deste mês. Os alunos podem concorrer com os seguintes gêneros textuais, de acordo com o ano/série em que atuam: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).
Nesta 6ª edição da OLP, até o momento, o Maranhão destaca-se como o 6º estado com o maior número de inscrições. O link para participar da webconferência estará disponível no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) no dia do evento.
Além das premiações específicas nas etapas estadual e regional, os professores inscritos e os respectivos alunos-autores selecionados na Etapa Nacional serão contemplados com medalhas e viagens: uma semana de imersão pedagógica internacional, para professores, e uma viagem cultural para uma cidade brasileira, no caso dos alunos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.