Governo promove painel sobre prevenção ao suicídio

O Governo do Maranhão, por meio Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), promove o painel Prevenção ao suicídio e valorização da vida. O evento será realizado nesta quarta-feira (27), às 9h, no auditório do Teatro Alcione Nazareth, localizado no Cento de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, em São Luís.

A atividade traz reflexões sobre a prevenção ao suicídio e propõe a construção de estratégias de enfrentamento ao problema, com ênfase no protagonismo juvenil. O painel é voltado para gestores municipais de juventude, conselheiros escolares sobre drogas, conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde, profissionais de saúde e movimentos sociais.

Entre os painelistas estão o renomado psiquiatra Ruy Palhano e o psicólogo Márcio Meneses, que é coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O painel é uma atividade da Campanha Juventude Prevenida/Setembro Amarelo, que tem como tema ‘Juventude prevenida curte e compartilha seu amor pela vida’.

Além do painel, a campanha, realizada durante todo o ano pela Seejuv, leva oficinas a temática da prevenção ao suicídio para escolas da rede pública de ensino da Região Metropolitana de São Luís.

As oficinas, realizadas em parceria com as gestões escolares e com os Conselhos Escolares sobre Drogas, serão iniciadas nesta terça-feira (26) no Centro de Ensino Maria Aragão (Cidade Operária), às 15h30.

A Campanha

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros.

A campanha também atua com os temas de prevenção de afogamentos, de acidentes de trânsito e no combate a diversas violências como o estupro e o racismo.

Este ano, a Seejuv já abordou a prevenção às ISTs/AIDS, prevenção e redução de danos da dependência química, combate à exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, além de divulgar práticas para o trânsito seguro.

Para setembro, a secretaria propõe como temática prioritária a prevenção ao suicídio, por ocasião da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Association for Suicide Prevention (Iaps) instituírem o dia 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção ao Suicídio.

SERVIÇOS
O QUE: Painel Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida
QUANDO: Quarta-feira, 27 de setembro, às 9h
ONDE: Teatro Alcione Nazareth, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande)

Governo promove painel "Prevenção ao suicídio e valorização da vida" sobre prevenção ao suicídio. (Foto: Divulgação)

Governo promove painel “Prevenção ao suicídio e valorização da vida” sobre prevenção ao suicídio. (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: governo do estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.