Governo promove Oficina de Planejamento para servidores

Na tarde desta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) iniciou a Oficina de Planejamento, que teve por objetivo reunir gestores de todos os órgãos do Estado para o nivelamento e discussão de temáticas relativas ao planejamento governamental. Além da situação fiscal atual, foram abordados os temas da institucionalização dos critérios para implementação das políticas públicas, além das funcionalidades do novo Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF/MA), a metodologia do próximo Plano Plurianual (PPA 2020-2023) e as temáticas da transversalidade e intersetorialidade.

A titular da Seplan, Cynthia Mota Lima, iniciou o evento destacando a importância do tema e convidou a todos a darem sugestões para o aperfeiçoamento da nova ferramenta que está em fase de implantação no Estado. “Sem dúvida, é um grande desafio para todos nós e, desde já, quero pedir a contribuição de todos, para que, juntos, possamos somar nesse grande projeto que será a mudança do sistema prevista para ser iniciada agora, no mês de novembro”.

Em seguida, o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Roberto Matos, em conjunto com a superintendente de Projetos Especiais, Juliana Alves, a assessora especial Mariana Carneiro, e o supervisor de Monitoramento e Avaliação, Cláudio Braga, apresentou as propostas e os produtos que a Seplan irá desenvolver nos próximos meses relativos às melhorias no processo de planejamento do Estado.

“Diante do atual cenário fiscal adverso e da oportunidade advinda da implantação do novo sistema precisamos, conjuntamente, desenvolver mecanismos que proporcionem um maior dinamismo no acompanhamento e gestão das finanças públicas, para que possamos melhorar continuamente o ciclo das políticas e a qualidade do gasto público”, disse Roberto Matos.
“Para isto, torna-se fundamental que a metodologia do próximo Plano Plurianual 2020-2023 incorpore as funcionalidades do SIGEF/MA e também os critérios técnicos que serão apresentados ao longo desta oficina”, completou.

Os gestores dos órgãos executores externaram a importância do evento para a melhoria do processo de planejamento. Para Lucyana Dantas, assessora de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o ponto principal foi a explanação da mudança do sistema, que, segundo ela, virá para beneficiar todas as demandas do Estado.

“Gostei muito do evento, pois eles mostraram as vantagens do novo sistema, que não são poucas, a transversalidade, por meio da qual faremos um monitoramento e acompanhamento das ações e que vai ficar mais visível tanto as ações, quanto os projetos e programas que o Governo vem desenvolvendo, que não tinha tanta visibilidade antes”, destacou a servidora.

Outra servidora que elogiou bastante o encontro, foi a supervisora das demandas prioritárias do Orçamento Participativo da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Cristiane Pinheiro. “Acredito que esse foi um grande momento, o qual precisamos planejar as demandas para o próximo ano, considerando que o Governo do Estado tem que se preparar para os desafios que vamos estar enfrentando. A participação dos servidores foi muito boa, dos palestrantes, e com certeza estamos de parabéns, com esse novo sistema que está chegando agora na administração, pois sei que vai melhorar muito para todo o Estado do Maranhão”, enfatizou.

A oficina de planejamento será realizada até o dia 1º de novembro, período em que serão desenvolvidas atividades com o corpo técnico de todos órgãos e entidades do Estado, para aperfeiçoamento das propostas apresentadas no primeiro dia do evento.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.